Ásia Coreia do Sul diz que crise com o Norte tem de terminar de forma pacífica

Coreia do Sul diz que crise com o Norte tem de terminar de forma pacífica

O Presidente sul-coreano defendeu hoje que a crise nuclear na península coreana tem de "ser resolvida de forma pacífica" e opôs-se a qualquer acção militar dos Estados Unidos sem o consentimento de Seul.
Coreia do Sul diz que crise com o Norte tem de terminar de forma pacífica
Reuters
Lusa 15 de agosto de 2017 às 07:47
Moon Jae-in, que se tem mostrado favorável a negociações com o Norte, proferia um discurso a propósito do aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e da libertação da península coreana do domínio japonês.

Os meios de comunicação oficiais da Coreia do Norte noticiaram que o exército apresentou ao líder Kim Jong-un planos para lançar mísseis para as águas junto a Guam.

Kim terá dito que irá observar a conduta dos Estados Unidos antes de dar qualquer ordem, no que foi entendido como uma via para dissipar as tensões.

Para o Presidente sul-coreano, a Coreia do Norte pode criar as condições para o diálogo ao suspender novos testes nucleares e de mísseis.

Moon afirmou que o Governo sul-coreano irá fazer todos os possíveis "para prevenir outra guerra na península coreana".

"O programa nuclear norte-coreano deve absolutamente ser resolvido de forma pacífica" e Seul e Washington "não têm uma posição diferente sobre isto", disse.

O objectivo do último pacote de sanções económicas da ONU é levar Pyongyang a regressar às negociações, sublinhou.

Pyongyang protestou contra as últimas sanções da ONU, que punem os lançamentos de mísseis, e ameaçou atacar território dos Estados Unidos, ao que o Presidente norte-americano prometeu "fogo e fúria" se a Coreia do Norte não baixasse o tom.

O país anunciou então que prepara um plano para bombardear a ilha de Guam, onde se encontram importantes bases militares norte-americanas.

Seul e Washington prevêem realizar na próxima semana manobras militares que podem fazer aumentar ainda mais o clima de tensão.



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
SANTANDER OPA BCP a 0.75 por AÇÃO Há 1 semana

1 º --- O SANTANDER JÀ COMPROU a rede de agências do DETUSH BANK na polonia 2 º --- O SANTANDER já fez um a oferta ao bcp pelos 51 % do milenium polaco 3º SANTANDER OPA O BCP

pub
pub
pub
pub