Mundo Costa: Espanha e Portugal são únicos países da UE sem populismo xenófobo

Costa: Espanha e Portugal são únicos países da UE sem populismo xenófobo

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu este sábado que Espanha e Portugal são "os únicos dois países da União Europeia (UE) onde o populismo xenófobo não encontrou qualquer tipo de expressão", citando António Guterres.
Costa: Espanha e Portugal são únicos países da UE sem populismo xenófobo
Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 29 de Outubro de 2016 às 20:28

António Costa falava na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, que decorre em Cartagena das Índias, na Colômbia, na presença do secretário-geral das Nações Unidas designado, António Guterres, que antes também fez uma intervenção, mas que foi fechada à comunicação social.

"Quando em tantos países se reforçam as tentações do proteccionismo ou se concretiza a construção de muros que impeçam a mobilidade, creio que devemos partilhar com orgulho o facto de os dois países da UE que integram esta comunidade estarem entre aqueles que dentro da UE mais se têm batido por acelerar os acordos económicos entre a União Europeia e outros espaços regionais, nomeadamente o Mercosul", afirmou.

O primeiro-ministro acrescentou que deve igualmente ser motivo de orgulho, no actual contexto, Portugal e Espanha "serem, como aqui sublinhou António Guterres, os únicos dois países da UE onde o populismo xenófobo não encontrou qualquer tipo de expressão".




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Criador de Touros Há 3 dias

Até temos um primeiro-ministro indiano, esquerdista e maçom GOL...Os estrangeiros podem vir para cá fazer o querem, que os tugas não ligam, querem é copos...

Bruxo, porque será? Há 3 dias

Estas afirmações são autênticos tapa olhos, parece que somos todos tótós. Os deslocados não querem Portugal e Espanha, passam por aqui quando podem, portanto, a carga de deslocados não se faz sentir muito no nosso dia a dia e isso, aliviar as tensões. Somos países pobres e sem futuro, eis a causa

Anónimo Há 4 dias

Deixe entrar mais Paquistaneses, Bangladeshis e Indianos em Portugal sem nenhum controle e em breve vamos ter a extrema direita a acordar. Lisboa e Cascais ja mais parecem Bombaim...

Gonçalo Manuel Moreira Mouzinho de Albuquerque Cup Há 4 dias

Para fazer negócios com a América Latina não temos que deixar de ser Identitários. E têm pouco peso na Europa...

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub