Política Monetária Costa reitera a Rajoy apoio de Portugal a candidatura de Luis de Guindos ao BCE

Costa reitera a Rajoy apoio de Portugal a candidatura de Luis de Guindos ao BCE

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou hoje o apoio a uma candidatura do espanhol Luis de Guindos ao cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), no decorrer de uma reunião em Madrid com o homólogo espanhol.
Costa reitera a Rajoy apoio de Portugal a candidatura de Luis de Guindos ao BCE
Lusa
Lusa 06 de fevereiro de 2018 às 19:20

De acordo com fonte do gabinete do chefe do Governo português, António Costa reiterou a Mariano Rajoy o apoio de Portugal a uma eventual candidatura de Luis de Guindos, actual ministro da Economia de Espanha, à vice-presidência do BCE.

 

A mesma fonte recordou que este tipo de apoios mútuos "é normal" quando estão em causa altos cargos internacionais, apontando o caso do apoio espanhol na eleição do ministro das Finanças português, Mário Centeno, para a presidência do Eurogrupo.

 

Luis de Guindos poderá candidatar-se à vice-presidência do BCE deixada vaga pelo português Vitor Constâncio, que termina o mandato no final de maio.

 

O prazo para os países da zona euro apresentarem candidatos ao cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu termina na quarta-feira, sendo que Espanha e Irlanda já anunciaram que vão entrar na corrida.

 

O novo vice-presidente vai substituir o português Vítor Constâncio no comité executivo do BCE, cujo mandato termina em 31 maio.

 

Espanha já anunciou que apresentará um candidato para o lugar, que deverá ser o ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, embora o nome ainda não tenha sido divulgado oficialmente. A Irlanda já anunciou a candidatura do governador do Banco Central irlandês, Philip Lane.

 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
General Ciresp 06.02.2018

Como se chama a um tipo q vai levar um favor a casa do interessado:LAMBE BOTAS.Era de esperar q o interessado viesse a portugal pedir apoio a sua candidatura,secalhar nem candidato e.Ja dizia a minha avo q se fosse viva ja tinha ultrapassado o seculo e meio:nunca se poiem o carro a frente dos bois.

Carlos Eduardo da Cruz Luna 06.02.2018

É bom ver que Portugal e Espanha fomentam as boas relações entre si. Só me interrogo sobre um problema . Desde 1807-1815-1817, que se mantém em aberto o chamado "problema de Olivença", aliás usado para garantir a posse portuguesa do Alqueva. A amizade não chega para pôr fim a esta hipocrisia?

pub