Economia Costa segunda e terça-feira em Rabat na Cimeira Luso-Marroquina

Costa segunda e terça-feira em Rabat na Cimeira Luso-Marroquina

O primeiro-ministro, António Costa, estará na segunda e na terça-feira em Rabat, onde liderará a delegação do Governo português na 13ª Cimeira Luso-Marroquina, num programa que, além da parte institucional, terá uma forte componente económica.
Costa segunda e terça-feira em Rabat na Cimeira Luso-Marroquina
Thais Ghussn
Lusa 30 de novembro de 2017 às 19:42
Esta deslocação do primeiro-ministro português a Marrocos realiza-se precisamente duas semanas depois da cimeira luso-tunisina, em Tunes, que, além da parte institucional e política, apresentou igualmente uma elevada componente económica.

Esta opção, segundo fonte diplomática do executivo, demonstra a "prioridade atribuída pelo Governo português aos mercados do Magreb, sobretudo pela sua proximidade geográfica e potencialidades em termos de expansão".

Com António Costa viajam também para a capital política marroquina os ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do Mar, Ana Paula Vitorino, assim com os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e da Energia, Jorge Seguro Sanches.

A delegação portuguesa integra ainda dos presidentes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Luís Castro Henriques, do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Pedro Silva Dias.

Na segunda-feira, o momento mais solene do programa está previsto para o início da tarde, quando o primeiro-ministro se deslocar ao mausoléu para depor uma coroa de flores nos túmulos dos reis Mohammed V e Hassan, II (avô e pai do atual monarca Mohammed VI).

Uma cerimónia solene em que se cumprirá um minuto de silêncio em cada túmulo, procedendo depois António Costa à assinatura do livro de honra.

Neste primeiro dia, em paralelo com os encontros sectoriais entre membros dos dois governos, António Costa encontra-se a sós com o seu homólogo marroquino, Saadeddine El Othmani, no final do qual estão previstas declarações à imprensa.

A agenda de terça-feira de António Costa em Tabat será quase totalmente dedicada à cooperação económica, começando o dia com um pequeno-almoço com empresários portugueses, ao qual se segue uma intervenção na abertura do fórum empresarial luso-marroquino.

A reunião plenária entre os dois governos terá início a meio da manhã, tendo uma duração de cerca de uma hora, finda a qual está prevista a assinatura de acordos bilaterais.

Antes de regressar a Lisboa, António Costa marcará ainda presença num almoço empresarial, que decorrerá na sede do Tesouro Geral do Reino de Marrocos.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar