Política Costa leva ex-autarca de Arouca para a pasta da Protecção Civil

Costa leva ex-autarca de Arouca para a pasta da Protecção Civil

O novo secretário de Estado da Protecção Civil, José Neves, presidiu à Câmara de Arouca até à semana passada. A nova secretária de Estado da Cidadania e Igualdade era técnica especialista no gabinete do ainda ministro adjunto Eduardo Cabrita.
Costa leva ex-autarca de Arouca para a pasta da Protecção Civil
Manuel Azevedo/Cofina Media
Marcelo Rebelo de Sousa já deu luz verde à remodelação governamental que se sucedeu à demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. Ao final desta tarde, Belém divulgou a lista de quatro secretários de Estado que irão acompanhar Eduardo Cabrita na Administração Interna e Pedro Siza Vieira como ministro adjunto. Costa reconduz dois secretários de Estado e vai buscar outros dois - um ao poder local; a outra ao gabinete de Cabrita.

Como se antecipava, a Protecção Civil passará a ser uma secretaria de Estado e vai ser liderada pelo ex-autarca de Arouca, José Artur Neves (na foto à esquerda). O socialista liderou os destinos do concelho do distrito de Aveiro entre 2005 e o último sábado, tendo sido impedido de se recandidatar nas eleições autárquicas do início deste mês por estar em limitação de mandatos.

A tomada de posse da sua sucessora, Margarida de Belém (igualmente do PS e sua vice-presidente), ocorreu a 14 de Outubro. Nesse dia, José Artur Neves abandonou o cargo de autarca de Arouca. Precisamente uma semana depois será empossado secretário de Estado.

Arouca foi um dos concelhos mais afectados pelos incêndios do ano passado, com 58% do seu território a ser afectado pelas chamas. A 15 de Agosto do ano passado, António Costa e Constança Urbano de Sousa deslocaram-se a Arouca e ouviram o então autarca José Artur Neves a estimar em 120 milhões de euros os prejuízos directos das chamas.

Jorge Gomes deixará de ser secretário de Estado da Administração Interna. Foi este governante que no passado fim-de-semana disse que os portugueses têm de ser resilientes e não podem estar à espera que os bombeiros os protejam.

Rosa Monteiro sobe a secretária de Estado
Pedro Siza Vieira irá manter, como ministro adjunto, um dos secretários de Estado de Eduardo Cabrita: trata-se de Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, que amanhã será reconduzido no cargo. A pasta que muda de titular é a da Cidadania e Igualdade: Catarina Marcelino deixa o Executivo para ser substituída por Rosa Monteiro, que era técnica especialista do gabinete de Eduardo Cabrita, com funções na área da igualdade de género e cidadania.

Rosa Monteiro já tinha experiência nessa área, tendo sido vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres entre 2012 e 2015. Também foi vereadora do PS (sem pelouro) na Câmara Municipal de Viseu entre 2013 e 2017.

Isabel Oneto reconduzida na Administração Interna

Isabel Oneto, que era até aqui secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, é reconduzida e vai manter essa pasta. Esta advogada foi deputada do PS, entre 2009 e 2015, governadora Civil do Porto entre 2005 e 2009 e quatro anos antes foi vereadora na Câmara Municipal do Porto.


Já Carlos Miguel deixará de reportar a Eduardo Cabrita, que passa de Ministro Adjunto para Ministro da Administração Interna, e passa a responder perante Pedro Siza Vieira.


A tomada de posse dos novos governantes está marcada para amanhã, sábado, às 9:30.



pub