Conjuntura Crescimento da actividade económica estabiliza e consumo privado volta a abrandar

Crescimento da actividade económica estabiliza e consumo privado volta a abrandar

O Banco de Portugal reviu os dados da actividade económica, reportando crescimentos menores do que o anteriormente revelados. Já no consumo privado houve uma revisão em alta, ainda que se tenha verificado um abrandamento no crescimento.
Crescimento da actividade económica estabiliza e consumo privado volta a abrandar
Sara Antunes 16 de Dezembro de 2016 às 12:36

Os indicadores coincidentes do Banco de Portugal revelam uma estabilização do ritmo de crescimento da actividade económica. Este indicador cresceu 0,6%, em Novembro, o que corresponde ao terceiro mês consecutivo em que verifica esta variação.

 

Estes valores representam uma revisão em baixa, já que no mês passado o Banco de Portugal tinha reportado uma variação de 0,9% no indicador de actividade económica.

 

Já o indicador de consumo privado registou um crescimento de 1,9%, o que representa um abrandamento, já que em Outubro este indicador tinha aumentado 2%.

 

Estes indicadores são relevantes para a antecipar movimentos da economia, sendo que, ainda esta semana, o Banco de Portugal publicou as suas previsões.

 

Segundo as estimativas do banco central, o crescimento da economia nacional deverá acelerar de 1,2% em 2016, para 1,4% em 2017, e 1,5% em 2018 e 2019, com a ajuda essencial das exportações e do investimento. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub