Europa Crescimento da economia espanhola acelera pelo quarto trimestre

Crescimento da economia espanhola acelera pelo quarto trimestre

O consumo das famílias está a impulsionar a economia espanhola, que acelerou o crescimento no segundo trimestre.
Crescimento da economia espanhola acelera pelo quarto trimestre
Angel Navarrete/Bloomberg
Nuno Carregueiro 24 de agosto de 2017 às 11:08

A economia espanhola cresceu 0,9% no segundo trimestre face aos três meses anteriores e 31% contra o mesmo período do ano passado, anunciou hoje o instituto de estatística espanhol.

 

Ambas as taxas de crescimento representam uma aceleração face ao registado no primeiro trimestre, período em que o PIB de Espanha cresceu 0,8% em cadeia e 3% em termos homólogos.

 

Na variação em cadeia, este foi o 15.º trimestre consecutivo de crescimentos. Sendo que nos últimos quatro a variação do PIB acelerou sempre. No terceiro trimestre do ano passado o PIB cresceu 0,6%, no quarto 0,7% e nos primeiros três meses do ano passado 0,8%.

 

No que diz respeito à variação homóloga, o segundo trimestre foi o 14.º de crescimentos positivos, sendo que nos últimos nove a variação foi de 3% ou acima. Espanha caminha assim para crescer mais de 3% pelo terceiro ano seguido, o que representa um desempenho bem acima dos parceiros europeus.

 

O bom momento da economia espanhola deve-se sobretudo ao crescimento dos gastos dos consumidores, com o aumento do consumo das famílias a quase duplicar para 0,9% no segundo trimestre. A economia espanhola criou 480 mil novos empregos no último ano.

 

As exportações também deram um forte contributo, com um aumento de 10% no primeiro semestre, para um valor recorde de 141 mil milhões de euros, beneficiando com o crescimento do turismo.  




A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 3 semanas

Pode afirmar-se que, o crescimento não se deve a qualquer "milagre" geringonceiro!!!

comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Muito gostam de apagar os meus comentários. Em Espanha trabalha-se, em Portugal o Costa e o Sócas sacam!

Anónimo Há 3 semanas

Viva Portugal!!! Os eleitores não se deixaram dormir, a troco de uns troquitos, e do que se está a dar do que se tem e do que não se tem!!!!
Quem inventou as cativações? Foi o Centino que já não é CR...

Anónimo Há 3 semanas

Os desocupados ex PAF continuam com o bota abaixo... felizmente que os eleitores não se deixaram dormir... Viva Portugal

Anónimo Há 3 semanas

Pode afirmar-se que, o crescimento não se deve a qualquer "milagre" geringonceiro!!!

ver mais comentários
pub