União Europeia Crescimento das vendas a retalho na Zona Euro acelera em Maio

Crescimento das vendas a retalho na Zona Euro acelera em Maio

O índice que mede a evolução das vendas a retalho na Zona Euro aumentou 0,4% em Maio, contra o mês anterior, o que representa uma aceleração face ao registado em Abril (+0,1%).
Crescimento das vendas a retalho na Zona Euro acelera em Maio
Paulo Duarte
Nuno Carregueiro 05 de julho de 2017 às 10:20

Os dados foram revelados esta quarta-feira, 5 de Julho, pelo Eurostat, que não publicou os indicadores referentes a Portugal uma vez que o INE ainda não os divulgou. O instituto português tinha previsto publicar os dados das vendas a retalho a 30 de Junho, mas explica no seu site que foi adiado para 7 de Julho devido a "dificuldades na mudança de Base".

 

O crescimento das vendas a retalho em Maio foi sustentado pelos produtos não-alimentares (0,6%), já que as vendas dos produtos alimentares desceram 0,4%. As vendas de automóveis (aumento de 1,7%) também contribuíram para o crescimento do índice geral.

 

Os maiores aumentos foram registados na Roménia (4,3%), Lituânia (1,8%) e Hungria (1,7%), enquanto as quedas mais fortes aconteceram na Finlândia (-1,2%) e na Eslovénia (-0,9%).

 

Na evolução homóloga (Maio deste ano contra Maio de 2016), as vendas a retalho na Zona Euro aumentaram 2,6%, igualando a taxa de crescimento homóloga registada em Abril.

 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
Saber mais e Alertas
pub