Américas Crescimento dos EUA revisto em alta no primeiro trimestre

Crescimento dos EUA revisto em alta no primeiro trimestre

A segunda leitura, divulgada esta sexta-feira, aponta para um crescimento de 1,2% da economia norte-americana. A primeira estimativa via o PIB a crescer 0,7%.
Crescimento dos EUA revisto em alta no primeiro trimestre
Paulo Zacarias Gomes 26 de maio de 2017 às 13:45
A maior economia do mundo terá avançado 1,2% no primeiro trimestre deste ano, uma revisão em alta em relação aos 0,7% indicados na primeira estimativa, anunciou o Departamento do Comércio dos EUA

O consumo e o investimento das empresas acabou por fazer com que o arranque de 2017 fosse mais animador do que o inicialmente previsto, mostram os números da segunda leitura conhecida esta sexta-feira, 26 de Maio, e que ficaram acima da subida de 0,9% esperada pelos analistas.

Os gastos de consumo, que representam 70% da economia, cresceram a um ritmo duas vezes superior ao inicialmente previsto (0,6% contra 0,3%), numa altura em que o país está próximo do pleno emprego 

O investimento empresarial também saiu melhor que o esperado, alavancado pelo sector da construção e da investigação e desenvolvimento.

O primeiro trimestre do ano apresenta, tradicionalmente, um desempenho económico menos robusto nos EUA. Este é, ainda assim, o pior trimestre desde os primeiros três meses de 2016 e segue-se a um avanço de 2,1% registado no final do ano passado.

Os números divulgados esta sexta-feira serão ainda alvo de uma terceira leitura, a definitiva. Os economistas sondados pela Bloomberg apontam para que a economia norte-americana cresça 3% no segundo trimestre e 2,2% no total do ano.

Durante a campanha eleitoral, recorda a Reuters, o actual presidente Donald Trump prometeu colocar a economia a crescer 4% ao ano, mas a administração norte-americana vê agora uma taxa de crescimento de 3% como mais exequível.

(Notícia actualizada às 13:53 com mais informação)





A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 26.05.2017

Parabéns meu António Costa adorado. Parabéns Centeno, meu amado. Os melhores governantes do mundo!

Conselheiro de Trump 26.05.2017

Entao Zacarias!o Sr.sabe que o rotule de maior economia do mundo ja pertence a China.O maior crescimento para America deve-se as exportacoes direcionadas a portugal.Formiga arrasta bufalo,quem diria.

pub