Eleições Data das eleições autárquicas já foi publicada em Diário da República

Data das eleições autárquicas já foi publicada em Diário da República

A data das eleições autárquicas já foi publicada em Diário da República, oficializando o dia já anunciado pelo Governo: 1 de Outubro.
Data das eleições autárquicas já foi publicada em Diário da República
David Santiago 12 de maio de 2017 às 09:49
O Governo já tinha anunciado a data das eleições autárquicas no final de Março, mas só hoje foi publicado em Diário da República, o que oficializa a decisão. 

1 de Outubro será assim o dia em que os portugueses vão às urnas para decidirem quem fica à frente das suas autarquias e juntas de freguesia. A data esccolhida reuniu consenso entre forças políticas e instituições ligadas à realização das eleições. 

Além da data escolhida estavam também em consideração os domingos 24 de Setembro e 8 de Outubro. Porém houve concordância geral de que 24 de Setembro não seria indicado dado este ser um mês tradicionalmente aproveitado por muitos portugueses para o gozo de férias, além de ser também uma data muito próxima do início do ano lectivo escolar. 

Já o domingo 8 de Outubro fica muito próximo (cerca de uma semana) da data prevista para a entrega do Orçamento do Estado para 2018 na Assembleia da República, com os partidos a considerarem melhor a existência de um maior intervalo temporal entre os dois momentos. 

Nas eleições locais de 2013 o PS conquistou 150 municípios, o que representou o melhor resultado de sempre dos socialistas em eleições locais. Assim, melhorar ou mesmo igualar o resultado obtido nas últimas autárquicas será sempre um óptimo resultado para os socialistas. 

Já o PSD, que então era ainda Governo em coligação com o CDS, não foi além das 106 câmaras municipais, sendo que 20 em coligação. Para este ano o objectivo anunciado passa pela reconquista da presidência da ANMP, o que será difícil de atingir porque o PSD teria de vencer mais 25 autarquias sem perder nenhuma das conquistadas em 2013.



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Conselheiro de Trump 12.05.2017

Se a centrista foi fazer campanha para as freguesias para dentro do barracao parlamentar,nao me pasma nada que nao vao outros hoje fazer o mesmo para o recinto de fatima.Tanta importancia por nada,e tanto despreso pelo que nos presa.

pub