Obrigações DBRS mantém Grécia no lixo mas sobe perspectiva

DBRS mantém Grécia no lixo mas sobe perspectiva

A agência de notação financeira elevou para ‘positiva’ a perspectiva sobre a evolução da dívida soberana helénica.
DBRS mantém Grécia no lixo mas sobe perspectiva
Carla Pedro 10 de novembro de 2017 às 21:17

A agência de rating canadiana Dominion Bond Rating Service (DBRS) manteve a dívida soberana grega em CCC (alto), que corresponde ao sétimo nível da categoria de investimento especulativo, o chamado lixo.


No entanto, elevou a perspectiva ("outlook") para a evolução da dívida helénica, de ‘estável’ para ‘positiva’.

 

A perspectiva positiva reflecte a convicção da DBRS de que o actual programa de apoio financeiro à Grécia diminuiu o aperto da liquidez do sector financeiro e de que a economia regressou ao crescimento, refere o relatório divulgado esta sexta-feira.

 

Segundo a agência, a terceira missão de avaliação do terceiro programa de ajustamento económico deverá estar concluída nos próximos meses e "isso abrirá caminho para conversações sobre o tipo de apoio disponível no período pós-programa, a partir de Agosto do ano que vem, e sobre medidas adicionais de alívio da dívida".

 

"As melhorias nas rubricas ‘desempenho e estrutura económica’, ‘medidas de acção política e gestão orçamental’ e ‘contexto político’ da avaliação foram os factores-chave para uma mudança do ‘outlook’, acrescentou.

 

A agência canadiana utiliza as subcategorias ‘alto’ (high), 'intermédio' (middle) e ‘baixo’ (low) nas suas notações, associadas a letras. Esses termos correspondem aos sinais de ‘+’ e ‘-’ atribuídos pelas três maiores agências de rating e pela grande maioria das restantes agências.