Conjuntura Deflação de volta à Grécia

Deflação de volta à Grécia

Setembro ficou marcado para a economia grega com o regresso à deflação. Depois de três meses em terreno positivo.
Deflação de volta à Grécia
Negócios 10 de Outubro de 2016 às 14:07

O índice de preços no consumidor caiu 0,1%, em Setembro, depois de no mês anterior se ter verificado aumento de preços de 0,4%, de acordo com o instituto de estatísticas do país, o Elstat, citado pelo Financial Times.

 

A contribuir para esta evolução esteva a queda de 4% nos custos de habitação. Seguem-se as quedas de 1,3% e 1% dos custos de transporte e custos de educação, respectivamente.

 

A indústria grega, aponta o Financial Times, registou um período de contracção em Agosto, após um crescimento de 4,7% no mês anterior. Dados divulgados pelo Elstat apontam para um decréscimo da produção industrial de 0,3% quando comparado com o mesmo período do ano passado, motivado pela queda na produção de electricidade.

 

Dados estatísticos revelados pelo Financial Times demonstram ainda que a Grécia tem vindo a atravessar um período de deflação desde Março de 2013. O índice harmonizado de preços grego chegou ao seu valor mais baixo em Novembro do mesmo ano, com o valor a rondar os -3%.

 

De acordo com o Banco Central Europeu, o índice harmonizado de preços ao consumidor na Zona Euro tem vindo a subir desde Abril deste ano, mantendo-se nos 0,2% desde Julho. No entanto, refere a Reuters, a taxa de inflação duplicou em Setembro com os preços da energia a registarem quedas inferiores e a exercerem menor pressão. 




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 4 semanas


PS DEIXA MORRER UTENTES DO SNS... PARA DAR MAIS DINHEIRO À FP:

- PS aumenta despesa com salários da FP em 500 milhões de Euros;

- PS reduz horário da FP para 35 horas;

- PS corta orçamento dos Hospitais Públicos.

comentários mais recentes
Anónimo Há 4 semanas


PS DEIXA MORRER UTENTES DO SNS... PARA DAR MAIS DINHEIRO À FP:

- PS aumenta despesa com salários da FP em 500 milhões de Euros;

- PS reduz horário da FP para 35 horas;

- PS corta orçamento dos Hospitais Públicos.

pub