Finanças Públicas Dívida mundial sobe para 325% do PIB

Dívida mundial sobe para 325% do PIB

O aumento do endividamento público e da China explica o forte aumento registado nos primeiros nove meses do ano.  
Dívida mundial sobe para 325% do PIB
Reuters
Negócios 04 de Janeiro de 2017 às 18:28

A dívida pública e privada atingiu 217 biliões de dólares em Setembro de 2016, o que corresponde a 325% do PIB mundial, de acordo com os números do Institute for International Finance, citados pela Reuters.

 

O aumento registado nos primeiros nove meses do ano foi de 11 biliões de euros, com o crescimento da dívida soberana a ser a principal responsável pelo acréscimo.

 

Por geografias, o aumento mais forte foi sentido nas economias emergentes, onde a emissão de dívida publica e empréstimos sindicados mais do que triplicou o registado em 2015. A China destaca-se com a emissão de 710 mil milhões de dólares.

 

De acordo com o IIF, o recente aumento dos custos de financiamento, na ressaca da vitória de Donald Trump nas eleições nos Estados Unidos, representa um "desafio para os emissores de dívida", sendo que a perspectiva de adopção de uma política mais proteccionista também pode ter impacto nos fluxos de capital".

 

"Além disso, tendo em conta a importância da City de Londres na emissão de títulos de dívida e derivados, as crescentes incertezas em relação à efectivação e timing do Brexit podem representar riscos adicionais que incluem custos de financiamento e cobertura de riscos mais elevados", acrescenta o IIF.




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
TinyTino Há 1 semana

Avaliar a dívida deste modo é uma idiotice. Se há alguém que deve também há alguém a quem é devido. Além disso a existência de dívida existe em paralelo com activos que suportam essa dívida. Pode haver capitais próprios bastante positivos (ou não - tem de ser visto caso a caso). As ilacções que se tiram a frio deste indicadores é que podem ser enganadoras. Fracos economistas.

Tereza economista Há 1 semana

Isto quer dizer apenas que a riqueza do Mundo está em meia dúzia de multinacionais. Está a tornar-se perigoso para esses senhores que qualquer dia vai valer tudo para lhe sacar uma esmola.

DIAGNÓSTICO Há 1 semana

Portugal está bem, graças ao A Costa com o apoio dos PS, PCP e BE. Quem está mal, mal é o "DIABO" (Passos/Portas) que andou 4,5 anos a enganar-nos com a treta de que não havia alternativa, que a UE não deixava capitalizar a CGD pública, que obrigava a privatizar a TAP, etc etc. MENTIROSOS!.

pub