Política Monetária Draghi afirma que orientação sobre política monetária do BCE tem sido um êxito

Draghi afirma que orientação sobre política monetária do BCE tem sido um êxito

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou esta terça-feira que a política de orientação futura da entidade tem sido um êxito e disse que o banco deverá continuar a usar essa ferramenta.
Draghi afirma que orientação sobre política monetária do BCE tem sido um êxito
Lusa 14 de novembro de 2017 às 14:10
Numa conferência organizada pelo BCE sobre a política de comunicação dos bancos centrais, Draghi disse que a orientação sobre o futuro da política monetária, que o banco pôs em prática pela primeira vez em 2013, funcionou para dirigir as expectativas dos mercados.

"A orientação futura converteu-se num instrumento completo da política monetária", afirmou.

O líder do BCE considerou que é "difícil dizer" se a instituição vai continuar a usar essa ferramenta, mesmo depois de uma eventual mudança da sua política monetária e de uma subida das taxas de juro, mas defendeu essa continuação.

"Até agora tem sido uma experiência com êxito pelo que creio que vamos continuar", afirmou, explicando que não vê motivo para se descartar um instrumento de política monetária "que tem demonstrado a sua eficiência".

Na conferência sobre comunicação dos bancos centrais participam também a presidente da Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen, e os governadores do Banco de Inglaterra, Mark Carney, e do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, entre outros.

Todos destacaram a importância de uma comunicação clara e eficiente por parte dos bancos centrais sobre os objectivos que se pretendem a médio e longo prazo, não só destinada aos mercados, mas também aos cidadãos em geral.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
Saber mais e Alertas
pub