Mundo Economia dos EUA surpreende com crescimento de 3%

Economia dos EUA surpreende com crescimento de 3%

No trimestre em que os Estados Unidos foram afectados por vários furacões, a economia abrandou apenas ligeiramente.
Economia dos EUA surpreende com crescimento de 3%
Nuno Carregueiro 27 de outubro de 2017 às 13:48

A economia norte-americana cresceu a um ritmo anual de 3% no terceiro trimestre deste ano, acima do projectado pelos economistas (2,6%) e apenas ligeiramente abaixo do registado nos três meses anteriores (3,1%).

 

De acordo com a primeira estimativa para o PIB do terceiro trimestre, revelada pelo Departamento do Comércio, a evolução entre Abril e Setembro deste ano é a mais favorável desde 2014.

 

Apesar do abrandamento ligeiro, estes dados mostram a resiliência da maior economia do mundo, que passou quase incólume aos efeitos dos vários furacões que fustigaram os Estados Unidos neste período.

 

O Departamento do Comércio afirmou ser impossível calcular o impacto dos furacões no PIB, sendo que o valor dos activos perdidos foi de 131,4 mil milhões de dólares.

 

Os gastos dos consumidores, que representam cerca de 70% da economia, cresceram 2,4%, também acima do projectado (2,1%) e abaixo do segundo trimestre (3,3%). O investimento privado aumentou 1,5%, sendo que o comércio internacional e os inventários também deram um contributo positivo para o crescimento do PIB.

A variação de "stocks" deu mesmo um importante contributo. Excluindo este efeito, o PIB cresceu a um ritmo anual de 2,3%, o que compara com os 2,9% do trimestre anterior.

Os dados do terceiro trimestre mostram contudo que a economia norte-americana está de forma sólida a caminho do nono ano de expansão. Contudo, como assinala a Bloomberg, as estimativas das entidades oficiais como a Reserva Federal apontam para que no próximo ano a economia abrande, com as taxas de crescimento a situarem-se mais perto dos 2%.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
pertinaz Há 3 semanas

É O EFEITO DO TRUMPANOMICS

pub