Europa Economia espanhola cresceu 3% e está prestes a atingir níveis pré-crise  

Economia espanhola cresceu 3% e está prestes a atingir níveis pré-crise  

O Banco de Espanha estima que o PIB do país irá regressar a níveis pré-crise no decorrer no actual trimestre.
Economia espanhola cresceu 3% e está prestes a atingir níveis pré-crise  
Nuno Carregueiro 25 de maio de 2017 às 09:37

A economia espanhola acelerou no arranque do ano, com o PIB a crescer 0,8% no primeiro trimestre face aos três meses anteriores, mais uma décima do que a taxa de crescimento registada nos dois trimestres anteriores.

 

Na comparação homóloga, o PIB cresceu 3% (igualando o registado no quarto trimestre), pelo que a economia espanhola continua a apresentar um dos melhores desempenhos entre os países europeus.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia espanhola continua a ser suportada pelo crescimento do consumo das famílias e pelos gastos públicos, sendo que a aceleração do investimento (cresceu 2% face ao trimestre anterior) também contribuiu de forma positiva.

 

Como assinala o Expansion, o primeiro trimestre deste ano foi o 14º consecutivo de taxas de crescimento em cadeia positivas no PIB e o 13º de variações homólogas sem sinal negativo.

 

As precisões do Banco de Espanha apontam para a que a economia mantenha a toada de recuperação, perspectivando que o PIB alcance níveis pré-crise no decorrer do actual trimestre.

 

As previsões do banco central apontam para um crescimento do PIB de 2,3% no conjunto deste ano, desacelerando para 2% em 2018 e 1,9% em 2019.

 




A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 25.05.2017

Nós saímos do procedimento de défice excessivo. mas os espanhóis NÂO. Estão na companhia da França e Itália.
Nesta UE uns são filhos outros enteados.

Anónimo 25.05.2017

Foi o Centeno...

Anónimo 25.05.2017

"sendo que a aceleração do investimento (cresceu 2% face ao trimestre anterior) também contribuiu de forma positiva"

Pinto 25.05.2017

O desempenho da economia depende de uma multiplicidade de factores, em particular da conjuntura internacional. Como se vê, quer Espanha, com governo de direita, quer Portugal, com governo de esquerda, estão a crescer, logo não depende da cor do governo. Mas quem lá está colhe os louros.

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub