Conjuntura Economia norte-americana cresce ao ritmo mais rápido em dois anos

Economia norte-americana cresce ao ritmo mais rápido em dois anos

O ritmo de crescimento da economia norte-americana quase duplicou no terceiro trimestre, superando as estimativas dos analistas.
Economia norte-americana cresce ao ritmo mais rápido em dois anos
Nuno Carregueiro 29 de Novembro de 2016 às 13:58

O produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 3,2% no terceiro trimestre, o que representa uma revisão em alta da primeira estimativa, que apontava para um crescimento de 2,9%.


Os economistas já contavam uma leitura superior (3%), mas não tão elevada. O crescimento registado no terceiro trimestre é o mais forte em dois anos, o que reforça os argumentos da Reserva Federal para aumentar a taxa de juro de referência.


No segundo trimestre o PIB da maior economia do mundo tinha crescido 1,4%, pelo que quase duplicou a taxa de crescimento nos três meses seguintes.


A melhoria na estimativa reflecte sobretudo as alterações no consumo privado, que cresceu a um ritmo mais forte do que o estimado. Os gastos das famílias, que representam cerca de 70% do PIB, cresceram 2,8% no terceiro trimestre, bem acima dos 2,1% inicialmente estimados.


As exportações também foram revistas em alta, contribuindo com 0,87 pontos percentuais para o crescimento do PIB, o que representa a margem mais elevada em três anos.


O relatório divulgado hoje pelo Departamento do Comércio já contém dados sobre a actividade empresarial. Os lucros antes de impostos das empresas aumentaram 6,6% no terceiro trimestre face aos três meses anteriores, registado um crescimento homólogo de 2,8%. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub