Europa Economia suíça estagnou no terceiro trimestre

Economia suíça estagnou no terceiro trimestre

O crescimento da economia helvética foi travado pelo baixo crescimento do consumo das famílias e pelo declínio dos gastos do Governo.
Economia suíça estagnou no terceiro trimestre
reuters
Rita Faria 02 de Dezembro de 2016 às 07:25

A economia suíça estagnou no terceiro trimestre, um período marcado pelo fraco crescimento do consumo privado e um declínio dos gastos do Governo, revela a Secretaria de Estado da Suíça para os Assuntos Económicos esta sexta-feira, 2 de Dezembro.

Esta evolução – que se segue a uma subida de 0,6% do PIB no segundo trimestre – ficou aquém do esperado pelos economistas, que antecipavam um crescimento de 0,3%.

O abrandamento da economia da Suíça, que tem na Zona Euro o seu principal mercado para as exportações, coincide com o crescimento mais fraco da economia alemã, onde as importações contraíram ligeiramente e o investimento em equipamento diminuiu.

No período entre Julho e Setembro, o consumo das famílias cresceu 0,1%, enquanto o investimento em equipamento avançou 0,5%. Já os gastos do Governo caíram 0,1%.

No ano passado, a economia do país sofreu o impacto da decisão do Banco Nacional da Suíça que, em Janeiro, ditou o fim da ligação entre o franco suíço e o euro. A medida levou a moeda helvética a disparar, penalizando as exportações para a Zona Euro. Além disso, a taxa de desemprego atingiu máximos de cinco anos.

  

Ao impacto da decisão do banco central da Suíça juntaram-se os efeitos do abrandamento da economia chinesa e outros mercados emergentes, dos quais o país dependia para compensar a quebra das vendas na Europa. 




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Acabou-se a lavandaria dos corruptos. Há 3 dias

Hoi carago, e agora onde bou meter-vos os milhoes roubados? Este antro=Califado so existe pelas coviniencias dos Politicos Ladroes. O resto e so mais do mesmo.Siga a roubalheira.

pub