Mundo Economia turca cresce 11% no terceiro trimestre

Economia turca cresce 11% no terceiro trimestre

O produto interno bruto da Turquia avançou 11,1% de Julho a Setembro em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Este crescimento representa o ritmo de expansão mais célere em mais de seis anos.
Economia turca cresce 11% no terceiro trimestre
Reuters
Negócios com Bloomberg 11 de dezembro de 2017 às 11:04

A Turquia cresceu no terceiro trimestre deste ano ao ritmo mais célere em mais de seis anos. De Julho a Setembro de 2017, a economia turca avançou 11,1% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.

Esta expansão do produto interno bruto (PIB) é a mais rápida entre as 20 maiores economias do mundo. Além disso, ficou bastante acima das estimativas dos analistas da Bloomberg, que previam um crescimento económico na ordem dos 8,5%.

Como o objectivo de minimizar o impacto para a economia da tentativa de golpe de estado de 2016, a Turquia aumentou a despesa com investimento e salários bem como alargou a concessão de crédito barata.

O crescimento registado pela Turquia está a fazer crescer a especulação de que o banco central do país vai subir os juros com o objectivo de travar a subida da inflação, que está em máximos de 2003.

Inan Demir, economista do Nomura, citado pela Bloomberg, avança que "apesar das taxas de crescimento pintarem um cenário positivo, a composição do crescimento tem sido um factor que penalizou a lira nos últimos meses".

Contudo, uma subida das taxas de juro, lembra a Bloomberg, iria colocar o banco central turco em rota de colisão com o presidente Recep Tayyip Erdogan (na foto), que afirmou no mês passado que a autoridade monetária estava no "caminho errado" na sua luta contra a inflação. E defendeu que baixos custos de financiamento são a melhor forma de abordar a subida dos preços.