Conjuntura Edifícios licenciados crescem 28,1%

Edifícios licenciados crescem 28,1%

Novos dados do INE para o primeiro trimestre revelam que o sector da construção continua a mostrar sinais positivos. Crescem as obras licenciadas e as concluídas.
Edifícios licenciados crescem 28,1%
Krisztian Bocsi / Bloomberg
Marta Moitinho Oliveira 14 de junho de 2017 às 12:12

O número de edifícios licenciados no primeiro trimestre cresceu 28,1% face ao período homólogo, elevando para 4900 o número de edifícios com licenças de construção. Os dados positivos sobre o sector da construção foram revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Também em relação aos últimos três meses do ano, o número de licenciamentos de edifícios subiu 11,9%.

O licenciamento de obras é um indicador antecipado sobre a evolução futura do sector da construção, já que a licença para construir é um dos primeiros passos para lançar uma obra.
 

Os dados preliminares divulgados pelo instituto estatístico mostram um crescimento nas licenças emitidas mas também das obras concluídas entre Janeiro e Março deste ano. Assim, foram dadas como terminados 2.900 edifícios em Portugal no período em análise, mais 15,9% do que no período homólogo e mais 8,9% do que nos últimos três meses do ano passado. 

A maior parte dos edifícios licenciados destinaram-se a construções novas e destas a maior fatia foi para habitação familiar. 

O aumento homólogo do número de edifícios licenciados aconteceu por todo o país, tendo a variação mais elevada acontecido na Área Metropolitana de Lisboa (68,8%). Por outro lado, o crescimento mais baixo aconteceu no Algarve (6,1%).

No caso das obras terminadas, a maior destas destinou-se a construções novas para habitação familiar. Também neste caso, foi na Área Metropolitana de Lisboa que se registou o maior crescimento no número de edifícios concluídos (65,7%).         


A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
A ESTRANGEIRADA JÁ NÃO LARGAM O BCP Há 2 semanas

OS PORTUGUESES AINDA ESTÃO A DORMIR PREFEREM PHAROL E CORTIÇA MAS A ESTRANGEIRADA JÁ NÃO LARGAM O MILENIUM BCP É A MINA DE OURO NENHUMA AÇÃO NO MUNDO IRÁ SUBIR TANTO COMO O MILENIUM BCP CONTINUEM A DORMIR DEIXEM OS ESTRANGEIROS ENCHEREM os BOLSOS

BCP AGORA É QUE É Há 2 semanas

AGORA È O MOMENTO DA VERDADE É AGORA QUE O MILENIUM BCP O DIAMANTE EM BRUTO VAI COMEÇAR A BRILHAR E A SUBIR SEXTA A FINTCH VAI SUBIR OS RATINGS DO BCP E DE PORTUGAL E EM JULHO A FOSUN IRÁ LANÇAR UMA OPA AO BCP A 0.75

pub