Emprego Empresa espanhola reconhece o direito a desligar o telemóvel fora do horário de trabalho

Empresa espanhola reconhece o direito a desligar o telemóvel fora do horário de trabalho

O acordo colectivo é o primeiro de uma grande empresa em Espanha que reconhece "o direito a não estar conectado", podendo os trabalhadores desligar o telemóvel profissional fora das horas de trabalho.
Empresa espanhola reconhece o direito a desligar o telemóvel fora do horário de trabalho
Bloomberg
Negócios 21 de julho de 2017 às 11:54

 

A filial espanhola da multinacional francesa do setor dos seguros AXA é a primeira empresa em Espanha que reconhece, em contrato laboral, aos seus empregados o direito de desligarem o telemóvel fora do seu horário de trabalho.

 

"Exceptuando causa de força maior ou circunstâncias excepcionais, a AXA reconhece o direito dos trabalhadores de não responderem aos correios electrónicos ou às mensagens profissionais fora do seu horário de trabalho", prevê o acordo colectivo de trabalho em vigor até 2020, assinado esta semana entre a seguradora e as Comisiones Obreras, o sindicato com maior representatividade na empresa.

 

Segundo um comunicado de imprensa da empresa, "o novo acordo inclui a necessidade de impulsionar o direito à desconexão digital uma vez finalizada a jornada de trabalho".

 

O acordo colectivo assinado é assim o primeiro de uma grande empresa em Espanha que reconhece "o direito a não estar conectado", podendo os trabalhadores desligar o telemóvel profissional fora das horas de trabalho.

 

A directora dos recursos humanos de AXA sublinhou no mesmo comunicado de imprensa que a empresa pretende "criar o melhor ambiente laboral possível" e que agora o acordo colectivo foi "melhorado" e tornado "mais inovador".

 

A França, onde está a empresa mãe da AXA, foi o primeiro país a implementar esta alteração nas leis do trabalho.

 

Desde 01 de Janeiro último que todas as empresas francesas com mais de 50 trabalhadores devem ter acordos negociados com os funcionários para fixar horários de ligação ao telemóvel e à internet.

 

A Volkswagen, na Alemanha, foi pioneira neste nesta área, ao estabelecer que entre as 18:15 e as 07:00 o correio electrónico profissional deve ter o acesso bloqueado.

 

 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Camponio da beira Há 1 dia

Muitos dos telefonemas são "palha", fora do horario é igual, outros é porque alguém no seu horario falhou, e portanto 80% dos telefonemas "extra" podiam desaparecer se as coisas andassem afinadas.E nas actividades que estão relacionadas com serviços 24/24, tem mesmo que atender.

manuelfaf Há 1 dia

Começa assim, depois ainda querem ter direito a casar, ter filhos e ir aos funerais dos familiares. Onde é que fica a produtividade? Até parece que são seres humanos...

pub