Conjuntura Espanha fecha 2016 com dívida de 98,98% do PIB

Espanha fecha 2016 com dívida de 98,98% do PIB

A dívida espanhola em percentagem do PIB desceu quase um ponto face a 2015, mas subiu em termos brutos. O valor fica abaixo do objectivo remetido a Bruxelas.
Espanha fecha 2016 com dívida de 98,98% do PIB
Rita Faria 17 de fevereiro de 2017 às 11:16

A dívida do conjunto das administrações públicas espanholas atingiu 1,105 mil milhões de euros em 2016, o que representa 98,98% do PIB, segundo os dados revelados esta sexta-feira, 17 de Fevereiro. Este valor rcorresponde a uma descida de quase um ponto face aos 99,8% de 2015.

A queda deve-se essencialmente ao crescimento do PIB já que, em termos brutos, o endividamento aumentou em quase 32,5 milhões de euros no ano passado.

A confirmarem-se este dados, realizados com base nas estimativas do PIB do Ministério da Economia, Espanha cumpriu o objectivo remetido a Bruxelas no último plano orçamental, que colocava a dívida em 99,4% do PIB.

Esta semana já havia sido revelado que a taxa de inflação em Espanha atingiu 2,9% em Janeiro, um máximo de mais de quatro anos. O valor ficou ligeiramente abaixo do esperado – as estimativas apontavam para 3% - mas, ainda assim, acima da maioria dos países do euro. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub