Economia Falhas no SIRESP deixaram vítimas sozinhas e sem ajuda, revela caixa negra da protecção civil

Falhas no SIRESP deixaram vítimas sozinhas e sem ajuda, revela caixa negra da protecção civil

O comando operacional de Pedrógão ficou incontactável, os bombeiros sem combustível e a precisar de ajuda e as populações cercadas pelo fogo. Conteúdo da “caixa negra” da protecção civil, com registo das comunicações, é hoje divulgado pelo Público e pelo Jornal de Notícias.
Falhas no SIRESP deixaram vítimas sozinhas e sem ajuda, revela caixa negra da protecção civil
Reuters
Negócios 27 de junho de 2017 às 09:19

Um cenário de caos, com pessoas a pedir ajuda sem que fosse possível dar-lhes uma resposta, algumas das quais, sabe-se hoje, acabariam por morrer enquanto fugiam do incêndio. A informação consta do Sistema de Apoio à Decisão operacional (SADO), uma espécie de "caixa negra" da Protecção Civil, cujo conteúdo é revelado esta terça-feira, 27 de Junho, pelo Público e pelo Jornal de Notícias.

 

A fita do tempo das comunicações entre as 19:45 de sábado, dia 17, e as 3:31 de segunda-feira, 19, reveladas na íntegra pelo Público, mostram que em pelo menos uma dezena de casos os contactos realizados através do SIRESP falharam, impedindo que fosse dada ajuda às populações em perigo. As várias forças envolvidas no combate à chamas não conseguiram comunicar entre si nem organizar-se na resposta a dar.

 

A informação, escreve o Público, foi disponibilizada ao primeiro-ministro logo a 23 de Junho, depois da a Autoridade Nacional da Protecção Civil ter reconhecido a existência de algumas falhas no SIRESP.

 

Esta segunda-feira, 26, a Ministra da Administração Interna ordenou a realização de uma auditoria pela Inspecção-geral da Administração Interna. O objectivo é avaliar o cumprimento das "obrigações legal e contratualmente estabelecidas, designadamente ao nível da gestão, manutenção e fiscalização" e o relatório de auditória deverá  estar concluído no prazo de 30 dias.

 

Constança Urbano de Sousa quer que o Instituto de Telecomunicações (IT) elabore um estudo independente sobre o funcionamento do SIRESP em geral, e em situações de acidente grave ou catástrofe, em particular.




pub