Conjuntura Famílias aumentam poupanças e empresas investem menos na Zona Euro

Famílias aumentam poupanças e empresas investem menos na Zona Euro

A taxa de poupança das famílias voltou a aumentar no primeiro trimestre. Já a taxa de investimento das empresas diminuiu.
Famílias aumentam poupanças e empresas investem menos na Zona Euro
Miguel Baltazar
Negócios 06 de julho de 2017 às 10:54

A taxa de poupança das famílias da Zona Euro aumentou para 12,3%, no primeiro trimestre, quando nos últimos três meses de 2016 tinha diminuído para 12,1%, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 6 de Julho, pelo Eurostat.

 

Este é assim o primeiro trimestre em três em que se verifica uma subida da taxa de poupança dos consumidores da Zona Euro. Estes dados não têm valores desagregados por países.

Os dados das famílias portuguesas foram conhecidos no final de Junho, tendo sido observado uma descida para 3,8% do rendimento disponível no primeiro trimestre de 2017, marcando assim o valor mais baixo da série que teve início há 18 anos.

 

Já no que respeita às empresas, depois de um aumento no último trimestre do ano passado, o investimento voltou a diminuir nos primeiros três meses do ano. Os dados do Eurostat apontam para uma taxa de investimento de 22,2%.

 

A percentagem de lucros também diminuiu de 40,8% para 40,3%, o que corresponde à taxa mais baixa desde o último trimestre de 2014.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub