Política Ferreira Leite diz que Rio tem "credibilidade superior" a Santana para ser primeiro-ministro

Ferreira Leite diz que Rio tem "credibilidade superior" a Santana para ser primeiro-ministro

A ex-presidente do PSD Manuela Ferreira Leite defendeu hoje que "Rui Rio tem uma credibilidade superior à de Pedro Santana Lopes" para liderar o partido e apresentar-se como candidato a primeiro-ministro nas próximas legislativas.
Ferreira Leite diz que Rio tem "credibilidade superior" a Santana para ser primeiro-ministro
Bruno Simão/Negócios
Lusa 12 de outubro de 2017 às 22:43

"O Rui Rio tem bastantes mais condições porque tem uma imagem de credibilidade pelo seu percurso, não só no partido como na vida profissional", sustentou a ex-ministra de Estado e das Finanças do executivo de Durão Barroso, no seu espaço de comentário na TVI24.

 

Ferreira Leite aproveitou para recordar que Santana Lopes já foi o candidato do PSD ao cargo de primeiro-ministro numa eleição em que "o engenheiro Sócrates teve maioria absoluta"

 

"As pessoas que costumavam votar no PSD não lhe reconheceram essa credibilidade para ser primeiro-ministro", lembrou a ex-ministra social-democrata, numa referência às eleições legislativas de 2005, que deram a primeira maioria absoluta ao PS, então liderado por José Sócrates.

 

Manuela Ferreira Leite admitiu que Santana Lopes pode ter mais popularidade no partido, mas considerou que Rui Rio tem, do ponto de vista do país, "uma imagem mais sólida" para desempenhar o cargo de primeiro-ministro.

 

A ex-ministra de Durão e Cavaco Silva criticou a forma utilizada por Santana Lopes para anunciar a candidatura à liderança do PSD, no espaço de comentário que tem na SIC-Notícias.

 

"Em primeiro lugar, Pedro Santana Lopes nem começou muito bem. Fez o anúncio de que se candidatava num programa televisivo", salientou.

 

Ferreira Leite admitiu que, para si, o anúncio de Santana Lopes foi "uma surpresa", porque há um ano tinha sido reconduzido no cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, uma instituição que considerou "importantíssima" e que, além do mais, atravessa uma "situação crítica" com a possibilidade de entrar no capital do Montepio.

 

Santana teria, segundo a ex-presidente social-democrata, a possibilidade de percepcionar os problemas da Santa Casa, uma vez que é provedor há já alguns anos.

 

Quanto ao discurso de Rui Rio no lançamento da candidatura, na quarta-feira, em Aveiro, Manuela Ferreira Leite sublinhou que "marcou bem os pontos essenciais para o partido e o país".

 

"A ideia de recentrar o partido, de o descolar da direita, desenvolver uma política mais social-democrata, de unir as pessoas, não haver a ideia de os velhos e os novos, a ideia de que todos são úteis", foram alguns dos pontos do discurso de Rio.

 

Ferreira Leite frisou ainda que "o núcleo duro do PSD desapareceu" e é preciso recuperá-lo, estando Rui Rio em "melhores condições" para o fazer.




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Marita Bastos Há 1 semana

Concordo plenamente, Drª Manuela Ferreira Leite.

Anónimo Há 1 semana

Os portugueses vão precisar de Rio Primeiro Ministro. Arménio e Jerónimo já estão a por os sindicalistas nas ruas e este governo não vai aguentar aquilo que exige o funcionalismo geral do Estado. Com Rio no governo, a bagunça termina.

Anónimo Há 1 semana

O PSD é e, irá continuar a ser um grande e importante partido na democracia portuguesa. Precisa contudo que as Manuelas Leites, que por lá militam,. verdeiros e perniciosos estorvos, desapareçam!!!

Água Ráz Há 1 semana

Esta pensa ser uma sumidade está sempre a picar nunca te vi a seguir ao25A dentro do partido aparecestes pela mão desse traidor do PPD q nunca se incomodou em tentar investigar a morte do Sá Carneiro qd era possivel gostava de um dia saber como aparecestes logo lá em cima és bonita mas não és loira

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub