Impostos Fisco está a reclamar IMI de 2013 a quem perdeu a isenção

Fisco está a reclamar IMI de 2013 a quem perdeu a isenção

Os contribuintes que perderam a isenção de IMI em 2013 estão a ser notificados para o pagar. Finanças fazem isso todos os anos para impedir que o imposto prescreva.
Fisco está a reclamar IMI de 2013 a quem perdeu a isenção
Negócios 18 de outubro de 2017 às 09:26

Os contribuintes que perderam a isenção de IMI em 2013 (e que podem não o saber) estão agora a ser notificados para o pagar. Trata-se de um procedimento habitual das Finanças mas que, ainda assim, pode apanhar as pessoas desprevenidas.

A informação é explicada pelo DN/Dinheiro Vivo, que conta a história de Maria Fonseca, que como pediu isenção de IMI em 2012, e como lhe foi concedida, achava que a isenção valia para os anos seguintes. "Sei que devia ter procurado informar-me e saber se a isenção se mantinha, mas também não percebo porque é que demoram tantos anos para cobrar o imposto", afirma, citada pelo jornal, preocupada com eventuais cobranças relativas a 2013 e 2014.

A partir de 2015, a isenção passou a ser dada de forma automática, em função dos rendimentos declarados.

O jornal explica que no final do ano passado cerca de 60 mil contribuintes foram notificados para pagar em Janeiro o IMI de 2012.

Na altura, fonte oficial do ministério das Finanças explicou ao jornal que "todos os anos é efectuado o controlo das liquidações de IMI que não foram realizados no período normal e que "esse controlo é feito relativamente ao imposto que está próximo da caducidade".




Saber mais e Alertas
pub