Economia FMI prevê crescimento de 3,1% em Espanha mas insta Madrid reduzir dívida pública  

FMI prevê crescimento de 3,1% em Espanha mas insta Madrid reduzir dívida pública  

O FMI prevê que a economia espanhola cresça 3,1% em 2017, mas alerta para a necessidade de resolução das vulnerabilidades do país, nomeadamente a elevada divida pública.
FMI prevê crescimento de 3,1% em Espanha mas insta Madrid reduzir dívida pública  
Angel Navarrete/Bloomberg
Lusa 18 de julho de 2017 às 15:23

Nas conclusões preliminares da missão do FMI a Espanha divulgadas hoje em Madrid, os técnicos da instituição estimam que o Produto Interno Bruto (PIB) aumente 3,1% este ano, um valor que até pode ser mais elevado visto que "o impulso gerado pelas reformas efectuadas pode ser maior do que o estimado".

 

O FMI considera que a recuperação económica do país "mantém-se forte", com o consumo, o investimento e as exportações a contribuir para "um padrão de crescimento mais equilibrado".

 

Os funcionários do FMI estimam que a redistribuição de recursos a favor do "competitivo sector exportador" espanhol, assim como a criação da maioria dos postos de trabalho no sector dos serviços, desempenharam "um papel importantes" na evolução positiva da economia do país.

 

Os saldos do sector bancário também são "mais sólidos", a dívida do sector privado está a diminuir e a disponibilidade de crédito melhora.

 

"Agora que se consolida a recuperação, chegou o momento de tratar as vulnerabilidades que ainda subsistem, nomeadamente a elevada divida pública, e de finalizar o ajuste pós-crise do sector bancário ainda em curso", conclui o FMI.

 

A instituição também sublinha que continua a ser prioritário a redução do desemprego estrutural e o fomento da produtividade.

 

Os técnicos avisam o Governo que, se não se continuar a avançar nas reformas estruturais e na constituição de reservas orçamentais, a economia arrisca-se a continuar a ser vulnerável a choques, "com o risco de deixar para atrás alguns segmentos da população".




Saber mais e Alertas
pub