Economia Folar de Valpaços ganha Indicação Geográfica Protegida em Bruxelas

Folar de Valpaços ganha Indicação Geográfica Protegida em Bruxelas

O Folar de Valpaços é a partir de hoje um produto alimentar com Indicação Geográfica Protegida (IGP) e o 138.º a receber proteção do sistema de qualificação da União Europeia (UE), divulgou a Comissão Europeia.
Folar de Valpaços ganha Indicação Geográfica Protegida em Bruxelas
Lusa 14 de fevereiro de 2017 às 13:11
O Folar de Valpaços distingue-se dos seus congéneres pela forma de preparação da massa pão, sendo a existência de duas fases de fermentação da massa pão específica do concelho de Valpaços.

De acordo com a descrição do Folar de Valpaços hoje publicada no Jornal Oficial da UE, o termo folar exprime "o que há de melhor" e é tradicionalmente confeccionado na época da Páscoa.

O Folar de Valpaços é um produto de padaria, de forma rectangular, obtido a partir de massa de pão de trigo, enriquecida com ovos, azeite de Trás-os-Montes Denominação de Origem Protegida (DOP) ou de características similares, margarina vegetal e/ou banha de porco, recheada com carne de porco gorda e/ou entremeada salgada e seca (não fumada), barriga de porco salgada e seca (não fumada), enchidos de porco fumados (salpicão e linguiça), presunto de porco curado pelo fumo ou de cura natural e/ou pá de porco fumada.

A confecção deste novo produto IGP está circunscrita ao concelho de Valpaços, distrito de Vila real.






A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar