Finanças Públicas Fórum para a Competitividade: “Melhoria do ciclo tornou exercício orçamental menos difícil”

Fórum para a Competitividade: “Melhoria do ciclo tornou exercício orçamental menos difícil”

O Fórum para a Competitividade nota que a tarefa do Governo está agora mais fácil, uma vez que o maior dinamismo da economia deverá traduzir-se numa descida mais fácil do défice.
Fórum para a Competitividade: “Melhoria do ciclo tornou exercício orçamental menos difícil”
Miguel Baltazar/Negócios
Nuno Aguiar 04 de julho de 2017 às 21:20
Na sua mais recente nota de conjuntura, o Fórum para a Competitividade considera que, agora que sabemos que o crescimento económico será mais forte do que se previa em 2017, descer o défice este ano será mais fácil. Contudo, é necessário afastar qualquer "tentação de despesa" da parte das autarquias.

Pense num barco a navegar. Não precisa necessariamente de vento para que ele avance – pode remar –, mas quanto mais forte ele soprar nas velas, mais quilómetros será capaz de fazer. Com a descida do défice orçamental passa-se algo semelhante. Quanto mais forte o crescimento, mais fácil o ajustamento.

"A melhoria do ciclo económico tornou o exercício orçamental de 2017 bastante menos difícil para o Governo. A perspectiva actual de um crescimento nominal acima dos 4%, é superior ao previsto no OE/2017", pode ler-se na nota do Fórum, assinada por Joaquim Miranda Sarmento, professor do ISEG. "Se o crescimento nominal for superior ao previsto no OE/2017 em 1 ponto, isso permite reduzir o défice em 0,3-0,4 pontos, apenas associado a esse crescimento."

O Fórum nota que, com a anterior estimativa de crescimento por parte do Governo, o défice de 2017 ficaria bastante acima da meta de 1,5%. Porém, esta aceleração torna o objectivo alcançável.

Ainda assim, a instituição deixa um alerta: será necessário afastar qualquer "tentação despesista" das autarquias em ano de eleições – leia-se, não aumentar muito o investimento – e manter muitas das cativações aplicadas em 2016. Será também preciso verificar se existe desorçamentação na área da saúde e se os reembolsos de IRS foram apenas antecipados ou se há mesmo uma subida.

Por outro lado, os dados em contabilidade nacional – aquela que interessa a Bruxelas – dão sinais positivos, apontando para um saldo de 2,1% no primeiro trimestre. Sabendo-se que a segunda metade do ano tende a ser mais favorável, parece haver margem para atingir os 1,5%. "Se o défice do 1.º semestre ficar abaixo dos 2%, só um descontrolo na despesa ou uma desaceleração muito brusca da economia no 2º semestre colocaria em causa o objectivo de 1,5%", conclui o Fórum.



A sua opinião64
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 04.07.2017

Com a geringonça anarco-sindicalista e bolivariana no poder, Portugal fica cada vez mais próximo do último destacado da lista de competitividade do prestigiado IMD, a Venezuela, e cada vez mais afastado de Hong Kong, Suíça e Singapura.

comentários mais recentes
Anónimo 14.07.2017

Hello You fuck me in the ass rather my nickname (Agata89)

Copy the link and go to me... bit.ly/2uh1cq4

8164474

Anónimo 14.07.2017

welcome you Like to blow my nickname (Vitalinka55)

Copy the link and go to me... bit.ly/2uh1cq4

8222726

Anónimo 06.07.2017


Vous avez un formulaire de chaudière sur le secteur de Paris 07 et l ile de france ?
plombier75 est une entreprise de plombiers qualifiés qui intervient chez vous 24/7.


Villes du 94 dans lesquelles nos electricien se déplacent :
plombier Vincennes

Villes du 95 dan

Anónimo 05.07.2017

??????????? ???? ? ?????? ????????? ? ?????????
http

ver mais comentários
pub