Conjuntura Governo diz que PIB atesta crescimento "sustentável"

Governo diz que PIB atesta crescimento "sustentável"

O Executivo de António Costa fala na subida ao nível do aumento trimestral mais elevado "do século", que coincide com o défice "mais baixo da democracia". E promete continuar a consolidar as contas públicas perante Bruxelas ao mesmo tempo que cria emprego.
Governo diz que PIB atesta crescimento "sustentável"
Bruno Simão/Negócios
Paulo Zacarias Gomes 15 de maio de 2017 às 13:13

O Ministério das Finanças considera que o crescimento do produto interno bruto (PIB) – de 2,8% no primeiro trimestre em termos homólogos – demonstra que o "actual padrão de crescimento da economia" é "sustentável e equilibrado" e supera as expectativas traçadas pelo Governo no Orçamento do Estado para 2017 e no programa de estabilidade.

Em comunicado enviado às redacções, o Governo refere que o valor anunciado esta segunda-feira pelo INE - em estimativa rápida - resulta do "maior dinamismo" das exportações e do investimento, os factores que para o Executivo justificam a "sustentabilidade e equilíbrio" no crescimento.

No Programa de Estabilidade 2017-2012, o Governo vê Portugal a crescer 1,8% em 2017, um valor superior ao que estimava em Outubro passado no Orçamento do Estado para este ano, em que as previsões apontavam para uma subida de 1,5% do produto no final do ano.

O Executivo refere ainda que o crescimento fica ao mesmo nível da subida trimestral mais elevada "do século" – verificado no último trimestre de 2007 – e que coincide com "um contexto onde o défice das contas públicas atingiu o valor mais baixo da democracia", acrescentando que esta "tendência que se mantém no primeiro trimestre de 2017".

A equipa de Mário Centeno garante que vai manter "a consolidação sustentável das contas públicas" a par do "crescimento económico inclusivo, criação de emprego, coesão social".




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
surpreso 15.05.2017

Parabéns a António Costa o melhor PM de sempre de Portugal.

pertinaz 15.05.2017

OBRIGADO PASSOS COELHO !!!

Epá 15.05.2017

O Coelho mentiroso e repugnante deve ter desmaiado com as boas noticias para Portugal.

Antonio 15.05.2017

Boa noticia para o ppc ,já pode dizer mais uma vez que o mérito se deve a ele,porque criou as condições para esta subida.Digo isto porque como se tem visto ainda há quem acredite no rapazote.. Já que não vem o diabo,ao menos estas noticias sempre ajudam o ppc a enganar os fanáticos.

ver mais comentários
pub