Zona Euro Governo espanhol e PSOE de acordo para subida de 8% do salário mínimo

Governo espanhol e PSOE de acordo para subida de 8% do salário mínimo

A medida, que deverá ser aprovada em Conselho de Ministros esta sexta-feira eleva o salário mínimo em Espanha para 707,6 euros.
Governo espanhol e PSOE de acordo para subida de 8% do salário mínimo
Reuters
Lusa 02 de Dezembro de 2016 às 10:03

O Governo espanhol e o PSOE chegaram a acordo para um aumento de 8% do salário mínimo em 2017, o que significa mais 52,4 euros por mês e uma remuneração que passa para os 707,6 euros.

 

A medida, noticiada hoje pela imprensa espanhola, deve ser aprovada no Conselho de Ministros que tem lugar esta manhã em Madrid.

 

A decisão faz parte das negociações sobre o tecto de despesas do Orçamento Geral do Estado para 2017 que terá de cumprir o objectivo negociado com a Comissão Europeia para que a Espanha alcance um défice público de 3,1 % do PIB (produção anual).

 

Depois de conhecerem a proposta, os sindicatos espanhóis reconheceram que se trata de um "avanço", mas também se manifestaram descontentes, considerando-a "absolutamente insuficiente".

 

Os sindicatos criticam também o processo utilizado pelo Governo de situar as negociações do salário mínimo interprofissional (SMI) no âmbito político e parlamentar e de "ferir" o diálogo social.

 

O governo espanhol é apoiado pelo Partido Popular (direita), que foi o partido mais votado nas eleições de 26 de junho último, mas sem maioria absoluta, sendo o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) a principal força política da oposição.




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 5 dias

Os Comunistas a mandar na Espanha ?

comentários mais recentes
alcpf Há 5 dias

Muito bem!

Anónimo Há 5 dias

Os Comunistas a mandar na Espanha ?

tavares Há 5 dias

A Espanha está lixada. As empresas vão falir. Nada mais será competitivo. O preço dos produtos espanhóis vais ser insuportável. Bye bye nustros hermanos. O price target para o salário mínimo na Europa é 438 euros. Só viveremos todos bem quando 3 milhões não puderem pagar renda, energia e comida.

pub
pub
pub
pub