Finanças Públicas Governo espera crescimento de 2,6% este ano

Governo espera crescimento de 2,6% este ano

O Governo português reviu em alta a sua previsão de crescimento para este ano, de 1,8% para 2,6%, escreve o Observador. Para 2018, o Governo espera um abrandamento para 2,2%. Finanças esperam défice de 1,4% este ano.
Governo espera crescimento de 2,6% este ano
Negócios 11 de outubro de 2017 às 08:49
Depois de meses em que se tornou claro que a sua previsão de crescimento seria largamente ultrapassada, o Governo português finalmente reviu em alta a sua estimativa para este ano, passando-a de 1,8% para 2,6%, noticia o Observador, com base no cenário macroeconómico do Orçamento do Estado para 2018.

A confirmar-se este novo valor - que está em linha com as últimas previsões de instituições internacionais -, Portugal terá o maior crescimento em 17 anos. É necessário recuar até 2000 para encontrar uma variação mais forte do PIB.

Para 2018, o Governo está mais cauteloso, inscrevendo no OE uma previsão de crescimento de 2,2%. Ainda assim, um valor mais elevado do que os 1,9% inscritos no Programa de Estabilidade, apresentado em Abril.

No que diz respeito às contas públicas, não parecem existir grandes novidades face aquilo que já era conhecido: o objectivo de défice para o próximo ano mantém-se em 1% do PIB e para este ano deverá ficar em 1,4% (a meta era 1,5%).



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub