Saúde Governo lança concurso para concessão do Hospital de Cascais

Governo lança concurso para concessão do Hospital de Cascais

O Governo tenta manter hospital em mãos de privados e lança nova concessão, apesar da oposição do Bloco e do PCP, avança o Público. O Estado gastará 73 milhões com o contrato que está em vigor.
Governo lança concurso para concessão do Hospital de Cascais
João Cortesão
Negócios 03 de janeiro de 2017 às 08:52

O Governo vai lançar um novo concurso público internacional para a gestão em parceria público-privada do Hospital de Cascais. A notícia é avançada esta terça-feira, 3 de Janeiro, pelo jornal Público, que diz que a ideia – contestada por PCP e Bloco de Esquerda e apoiada pelo Presidente da República – é testar o mercado, para o Governo avaliar se no final as propostas são compensadoras para o Estado.

A decisão é suportada nas recomendações da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP) do Ministério das Finanças, que concluiu que a gestão em parceria público-privada (PPP) é mais vantajosa, tendo permitido uma poupança de 40 milhões de euros entre 2011 e 2015 em comparação com os custos estimados da gestão pública, apesar de ter apresentado piores indicadores de qualidade e eficácia.

A comissão também recomendou a alteração de parâmetros do futuro contrato, que não são referidos.

Com 277 camas e com planos de alargamento, o Hospital de Cascais custou, em 2015, 68,1 milhões de euros ao Estado, 16% dos encargos com as PPP na Saúde. Os custos são menores que os de Braga, Loures ou Vila Franca de Xira.

O contrato com o Lusíadas Saúde (UnitedHeatlth Group) tem a validade de dez anos e acaba em 2018. O Governo já tinha avisado o responsável pela clínica que não ia renovar directamente o contrato. Nada impede esta gestão de apresentar uma proposta.




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 03.01.2017


Comemorações Oficiais

Ladrões PS- PCP- BE - 40 ANOS A ROUBAR OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO


MAIS UM ORÇAMENTO CRIMINOSO DA GERINGONÇA E DOS SEUS APOIANTES.

Mais despesa

Mais dívida

Mais juros

Mais impostos

MAIS DESIGUALDADE SOCIAL

comentários mais recentes
Cardosao 03.01.2017

Está lançada mais uma caçada aos abutres,porque é disso que se trata.

Anónimo 03.01.2017


Comemorações Oficiais

Ladrões PS- PCP- BE - 40 ANOS A ROUBAR OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO


MAIS UM ORÇAMENTO CRIMINOSO DA GERINGONÇA E DOS SEUS APOIANTES.

Mais despesa

Mais dívida

Mais juros

Mais impostos

MAIS DESIGUALDADE SOCIAL

Anónimo 03.01.2017

Só faltam os 3 aeroportos e os 4 TGV's! Depressa Costa antes que acabe! Tens de conseguir o mesmo que o Socrates mas em menos tempo! O teu amigo Coelho depois passa os cheques! Ainda lá tem uns da Mota Engil!

Saber mais e Alertas
pub