Ambiente Governo "vai mesmo avançar" com cadastro florestal e investir nos sapadores

Governo "vai mesmo avançar" com cadastro florestal e investir nos sapadores

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que o Governo "vai mesmo avançar" com o cadastro florestal, investindo ainda no aumento das equipas de sapadores florestais.
Governo "vai mesmo avançar" com cadastro florestal e investir nos sapadores
Bruno Simão
Lusa 03 de agosto de 2017 às 17:47
"O cadastro vai mesmo ser feito", afirmou António Costa, no concelho de Oliveira do Hospital, na cerimónia de apresentação de 20 novas equipas de sapadores florestais, em que também foi assinalado o 10º aniversário da criação da primeira Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do país, a ZIF do Alva e Alvoco.

Segundo o primeiro-ministro, "há décadas que todos os governos têm medo de avançar com o cadastro", mas o actual executivo está determinado a promover a sua realização.

Defendeu também que o trabalho das equipas de sapadores "é absolutamente essencial" para a protecção da floresta portuguesa, o que levou o Governo a "descongelar o programa" dos sapadores florestais, que estava parado desde 2009.

"A chave é limpar a floresta a tempo e horas", com os sapadores a fazerem esse trabalho durante o inverno e reforçarem a vigilância no verão, disse António Costa.

Ao mesmo tempo, o Governo, que conta com apoio de todos os partidos da esquerda parlamentar -- PS, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes -- avançará com "uma grande reforma florestal" necessária "para o futuro do país".

Independentemente de essa reforma "só produzir efeitos a médio prazo", há razões "para não adiar mais aquilo que foi adiado", acrescentou.

Para António Costa, importa que a floresta, em Portugal, "seja cada vez menos uma ameaça" para as populações, a economia e o ambiente.

Acompanhado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e outros membros do Governo, António Costa preconizou, igualmente, um redobrado esforço na criação de novas ZIF no país.



A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 04.08.2017

Corre mas é com as bestas vendadas que tens nas conservatórias e nas finanças locais.

comentários mais recentes
Anónimo 04.08.2017

Onde é que eu ouvi isto? Já sei, foi o ano passado nesta altura. O que foi feito nos ultimos 12 meses? NADA! Este governo tem as mãos manchadas de sangue de 64 vitimas.

Anónimo 04.08.2017

Corre mas é com as bestas vendadas que tens nas conservatórias e nas finanças locais.

Sempre a mesma treta. 03.08.2017

Este governo (?) do costa é especialista no vamos fazer e vamos avançar. Palavras leva-as o vento, a memória do tuga é curta e estes abutres valem-se disso para manterem o traseiro no tal cadeirão a comer do tacho e abraçados ao penacho. Paga e sofre, Zé. Talvez mereças melhor, mas é o que tens.

Ó oportunista e asno Costa... 03.08.2017

No distrito de Santarém o cadastro rural está feito.
Não venhas para aqui, com aldrabices para roubares as terras aos seus donos, que serás corrido a tiro!
Quem te avisa...

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub