Conjuntura Governo promete aumentar o investimento público em 22%

Governo promete aumentar o investimento público em 22%

No Orçamento do Estado para 2017, o Governo português promete fazer um reforço significativo do investimento público no próximo ano, comprometendo-se com um aumento de quase 22%. Isto é, mais 750 milhões de euros.
Governo promete aumentar o investimento público em 22%
Nuno Aguiar 15 de Outubro de 2016 às 00:17

O investimento tem sido o calcanhar de Aquiles do Governo português este ano. Não só está a cair no privado, como regista uma forte contracção no sector público. É um dos principais motivos apontados para a actividade económica estar a desiludir.

 

No Orçamento do Estado para este ano, o Governo já previa uma contracção de 5,6% da formação bruta de capital fixo (FBCF) do Estado. Mas 2016 está a correr muito pior do que Mário Centeno antecipava. Os dados actualizados levam o Ministério das Finanças a estimar agora uma diminuição de 16,1% do investimento público. Uma quebra quase três vezes mais profunda.

 

O Governo tem justificado este desenvolvimento negativo com a demora em colocar os fundos europeus no terreno. O Estado depende muito do financiamento comunitário para avançar com investimentos e, num ambiente de consolidação orçamental exigente, tornou-se mais difícil executá-los sem essa ajuda europeia.

 

Para o próximo ano, o Executivo de António Costa compromete-se a compensar a quebra deste ano, com um aumento de 21,9% do investimento público. Em vez de gastar 3,4 mil milhões de euros com investimentos, o Estado poderá avançar com quase 4,2 mil milhões. São mais 750 milhões de euros entre um ano e outro. 




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 2 semanas


PS . BE . PCP - são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos FP & CGA.

comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas


PS . BE . PCP - são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos FP & CGA.

nb Há 3 semanas

e acredita quem quer...

Anónimo Há 3 semanas

Eu na altura disse:porque os 207.000 novos posto de trabalho,e nao 200.000 ou 210.000,numeros redondos?Voltam a carga,mas eu agora percebo a ideia dos profetas:vomitam numeros que fiquem na mente das pessoas.E como um artigo de 99,99 euros,dasse 1 nota de 100 e nao se recebe nada de troco.

1 SÓ PAFAS 1000NIKS Há 3 semanas

EIS AQUI O AVENÇADO DA PAFAS SOB 1000 NIKS A DEBITAR PROPAGANDA INTRUJONA-AHAHAHA


É SEMPRE O MESMO IP - CUIDADO COM O CA-NALHA

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub