Economia Grandes cidades querem reduzir gases poluentes

Grandes cidades querem reduzir gases poluentes

As 59 maiores cidades do mundo, reúnidas no Rio de Janeiro, chegaram a um entendimento para reduzirem as suas emissões de gases poluentes até 2030
Alexandra Machado 19 de junho de 2012 às 17:50
Os líderes das maiores cidades do mundo, que se reúnem no grupo conhecido como o C-40, comprometeram-se, num encontro paralelo à Cimeira Rio+20, em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em mil milhões de toneladas até 2030, o equivalente à produção deste tipo de gases no México e Canadá.

Apenas com as medidas que estão já a ser implementadas, as 59 cidades que compõem o C-40 estão a caminhar para a redução das emissões em 248 milhões de toneladas até 2020. Estas cidades iniciaram mais de cinco mil acções climáticas desde 2005. "Em muitos casos, estas acções foram tomadas sem qualquer apoio dos governos nacionais", acrescenta o comunicado do grupo das maiores cidades.

O anúncio da meta para 2030 foi feito por Michael Bloomberg, mayor de Nova Iorque que preside ao C-40, depois da reunião ocorrida no Rio de Janeiro. As cidades do C-40 somam 544 milhões de habitantes. Em 2010, estas cidades lançaram para a atmosfera 1,7 mil milhões de toneladas de gases com efeito de estufa.

Segundo a Veja, o prefeito, correspondente ao presidente de câmara em Portugal, do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, propôs no C-40 a criação de metas parciais até 2030 para vigiar a evolução das emissões. A primeira data de vigilância seria 2016, quando o Rio de Janeiro recebe os Jogos Olímpicos.

"As cidades do C-40 têm imenso potencial para reduzir as emissões de carbono", declarou Michael Bloomberg, citado pela Veja.

Além desta meta quantificável, o grupo lançou duas iniciativas. Uma é uma rede de conhecimento sobre lixos, com o apoio do Banco Mundial e da Iniciativa Climática do Departamento dos Estados Unidos. O grupo C-40 vai criar uma rede que apoiará os governos locais na redução de emissões de metano, através da gestão de resíduos, lê-se no comunicado.

A outra iniciativa é a parceria com a JIUS (Iniciativa conjunta para a sustentabilidade urbana) para a partilha das melhores práticas nas cidades do C-40, numa base de dados que ficará disponível no "site" www.C40.org.

A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
cadavezmaislxiadosepobres 19.06.2012

de diminuir a poluição política ,... colocando alguns políticos e banqueiros no espaço ,... para sempre,..

pub