Mundo Guterres diz que solução para a Coreia do Norte "só pode ser política"

Guterres diz que solução para a Coreia do Norte "só pode ser política"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse esta quarta-feira que a unidade no Conselho de Segurança em relação à Coreia do Norte "é uma oportunidade", defendendo que a solução para a crise "só pode ser política".
Guterres diz que solução para a Coreia do Norte "só pode ser política"
Mohammed Salem
Lusa 13 de setembro de 2017 às 20:02

"Uma acção militar pode causar devastação que levará várias gerações para recuperar", avisou o secretário-geral da ONU. O diplomata disse ainda que a Coreia do Norte "deve cumprir completamente com as suas obrigações internacionais".

 

Sobre os críticos que têm pedido uma postura mais interventiva do secretário-geral, António Guterres disse que tem feito o que está ao alcance do seu cargo. "Temos uma constituição, que é a Carta [das Nações Unidas]. Estou a fazer tudo o que posso dentro dos limites da Carta, com a mais ampla interpretação da Carta que posso fazer sem a violar. O momento em que violar a Carta, toda a minha capacidade para actuar ficará comprometida", explicou Guterres.

 

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na segunda-feira, por unanimidade, um novo conjunto de sanções contra a Coreia do Norte, proposto pelos EUA, interditando as exportações têxteis e reduzindo o seu abastecimento em petróleo e gás.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

Mais um tontinho, com soluções políticas de palavreado e o louco com bombas atómicas !!!

Mr.Tuga Há 1 semana

Este xuxa ainda não levou a ONU a falência ?!

pub
pub
pub
pub