Orçamento do Estado Imposto sobre a banca vai render menos 2,7%

Imposto sobre a banca vai render menos 2,7%

A contribuição sobre o sector bancário deverá render 182 milhões de euros em 2018, de acordo com o relatório do Orçamento do Estado para 2018. A receita destinada ao Fundo de Resolução deverá cair 2,7% face a este ano.
Imposto sobre a banca vai render menos 2,7%
Miguel Baltazar
Maria João Gago 13 de outubro de 2017 às 23:49

A receita gerada pela contribuição sobre o sector bancário deverá baixar 2,7% no próximo ano, para 182 milhões de euros, de acordo com o relatório da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2018. Este ano o imposto criado pelo Governo de José Sócrates em 2011 rendeu 187 milhões, segundo a estimativa inscrita no OE.

 

O valor gerado pela contribuição sobre o sector bancário destina-se a financiar o Fundo de Resolução que, pelo menos até 2046, terá de reembolsar os empréstimos contraídos junto do Estado e da banca para fazer face à resolução do BES e do Banif.

 

Tendo em conta prazo destes financiamentos, o imposto sobre a banca deverá manter-se ao longo dos próximos 30 anos, até estes empréstimos serem liquidados. Aliás, a renegociação do prazo destes créditos foi feita no pressuposto de que as contribuições da banca para o Fundo de Resolução – directamente e através da receita do imposto sobre o sector bancário – se manterão relativamente inalteradas até ao fim da vida dos empréstimos.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

todos os anos os impostos sobem, qualquer dia os nossos salários não chegam para pagar os impostos, se eles se dedicassem a reduzir os gastos não tinham necessidade de aumentar impostos, os politicos só pensam em comprar votos para estarem no poder e o ultimo que feche a porta.

pub