Segurança Social Incêndios: Segurança Social reforça equipas de acção social e cria número de telefone

Incêndios: Segurança Social reforça equipas de acção social e cria número de telefone

O Instituto da Segurança Social reforçou, a partir desta segunda-feira, o número de equipas de acção social que estão a fazer atendimento nos concelhos mais atingidos pelos incêndios, tendo criado um número de telefone para as populações afectadas.
Incêndios: Segurança Social reforça equipas de acção social e cria número de telefone
Pedro Elias/Negócios
Lusa 26 de junho de 2017 às 23:17

Em comunicado, o Instituto de Segurança Social (ISS) dá conta de que a partir do dia de hoje o apoio social directo às populações mais afectadas pelos incêndios que deflagraram na zona centro do país é assegurado por equipas de acção social nos Serviços Locais.

 

"Especificamente para os concelhos mais afectados - Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande -, as equipas de atendimento serão reforçadas em número, por forma a garantir o acompanhamento regular com cada família vítima dos incêndios", lê-se no comunicado.

 

Por outro lado, foi criado um número de telefone específico (300 518 003) para atendimento e acompanhamento das populações afectadas.

 

O ISS diz também que quem não puder ou tiver dificuldades em deslocar-se aos Serviços Locais de Acção Social, pode contactar a Linha Nacional de Emergência Social, o 144.

 

Os serviços locais da Segurança Social funcionam de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00, sendo que nos casos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande poderá haver outro horário ou atendimento por marcação.

 

Relativamente ao acompanhamento feito às populações, o ISS explica que contempla atendimento permanente, por marcação e espontâneo, avaliação diagnóstica das necessidades, danos e perdas, acompanhamento regular para as situações sinalizadas ou a sinalizar, avaliação e atribuição de subsídios e prestações sociais e familiares, visitas domiciliárias e o devido encaminhamento no âmbito da rede local de intervenção.

 

"Este acompanhamento permitirá ainda activar os recursos necessários ao nível social, da saúde e outros, por forma a suportar as pessoas e as famílias no seu processo de recuperação pós-incêndio", diz o ISS.

 

A Segurança Social aproveita também para dar conta de que entre os dias 17 e 23 de Junho manteve em funcionamento equipas de técnicos para prestarem atendimento de acompanhamento social nos concelhos afectados.

 

Este apoio funcionou primeiramente nos concelhos afectados pertencentes ao distrito de Leiria, tendo depois sido alargado ao distrito de Coimbra, às populações de Góis e Pampilhosa da Serra.

 

"Uma vez declarados extintos os incêndios, importa agora ver garantido o atendimento e apoio social de proximidade às vítimas dos incêndios, com maior incidência nas zonas mais afectadas com perda de vidas humanas e de bens pessoais e de subsistência", refere o ISS.




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Camponio da beira Há 4 semanas

E já agora coloquem uma pessoas gaga como telefonista, pois a mim já me aconteceu ser atendido assim num serviço.

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