Indústria portuguesa com comportamento positivo no primeiro trimestre
07 Maio 2012, 11:25 por Jornal de Negócios Online | negocios@negocios.pt
Enviar por email
Reportar erro
0
Em Março o volume de negócios caiu, mas o balanço do primeiro trimestre foi positivo.
O volume de negócios na indústria portuguesa subiu 0,8% no primeiro trimestre do ano, uma recuperação faace ao comportamento negativo (0,3%) verificado nos três meses anteriores.

Segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta evolução positiva no primeiro trimestre ficou a dever-se sobretudo ao comportamento do sector energético, que apresentou uma taxa de crescimento na ordem dos 20%.

Apesar de evolução positiva no primeiro trimestre, Março fica marcado por um recuo no volume de negócios (-1,3%), que contraria a evolução positiva de 1,1% verificada em Fevereiro.

A tendência negativa ficou a dever-se ao comportamento mais desfavorável de ambos os mercados. As vendas para o mercado nacional registaram uma diminuição de 7,6% em termos homólogos, quando em Fevereiro tinham recuado 5,3%. Para o mercado externo as vendas aumentaram 8,4%, sendo que no mês anterior tinham subido 11%.

Na evolução entre Março e Fevereiro registou-se uma subida de 9,5% no volume de negócio na indústria, quando no mesmo mês do ano passado a taxa de crescimento mensal tinha sido de dois dígitos.

Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: