Conjuntura Indústria portuguesa terminou 2016 em forte alta

Indústria portuguesa terminou 2016 em forte alta

A produção industrial aumentou 5,1% em Dezembro, com o impulso da energia. Apesar do impulso de final de ano, no conjunto de 2016 registou-se um abrandamento face ao ano anterior.
A carregar o vídeo ...
Nuno Carregueiro 30 de janeiro de 2017 às 11:35

O índice que mede a produção industrial em Portugal terminou 2016 em forte alta, registando um crescimento homólogo de 5,1% em Dezembro.

 

De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, este forte crescimento no último mês de 2016 compara com o aumento de 1,9% em Novembro.

 

Esta aceleração ficou a dever-se ao desempenho do agrupamento de energia, que disparou 20,2%, bem como à recuperação das indústrias transformadoras, onde a produção passou de uma queda de 0,4% em Novembro para um aumento de 1,8% em Dezembro.

 

O índice total registou em Dezembro o melhor mês de 2016, mas foi insuficiente para impedir uma desaceleração no conjunto do ano.

 

No ano passado, a produção industrial aumentou 1% face a 2015, ano em que tinha crescido 1,8%. Também na evolução anual o agrupamento de energia foi determinante, ao registar um crescimento de 11,1%. Já o índice que mede a evolução das indústrias transformadoras registou uma queda de 1,1% no ano passado, depois de em 2015 ter aumentado 1,2%.

 

Analisando apenas o quarto trimestre confirma-se a aceleração da produção industrial, com um crescimento homólogo de 2,1%, que compara com o aumento de 0,4% registado no trimestre anterior.    




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
investidor1 Há 4 semanas

https://goo.gl/forms/N3IaET4xmC8fQHGO2

Muito Obrigado!

surpreso 30.01.2017

Os títulos deste Nuno são para rir,tal a propaganda,que depois já atenua dentro da notícia.Claro,com a "geringonça" a índústria voa

Anónimo 30.01.2017

NAVIGATOR, A CONTRIBUIR PARA ESTE AUMENTO, EM BREVE NOS 4.00 EUROS, JÁ A EDP , ALTAMENTE ENDIVIDADA, VAI CONTINUAR NO CAMINHO DESCENDENTE,

pub
pub
pub
pub