Economia Inflação recua para 1,4% em Outubro na Zona Euro

Inflação recua para 1,4% em Outubro na Zona Euro

A taxa de inflação na Zona Euro desceu para 1,4%, ficando assim abaixo das estimativas dos analistas e retirando alguma pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE).
Inflação recua para 1,4% em Outubro na Zona Euro
Sara Antunes 31 de outubro de 2017 às 10:17
A taxa de inflação na Zona Euro desceu em Outubro para 1,4%, depois de no mês anterior se ter fixado em 1,5%. Os analistas consultados pela Bloomberg estimavam que a taxa se estabilizasse em 1,5%.

Excluindo a energia, a alimentação, o tabaco e o álcool, a taxa de inflação desceu de 1,1%, em Setembro, para 0,9% no mês em análise.

Esta é a leitura preliminar da inflação, sem que haja dados sobre os diferentes países. Ainda assim, os dados divulgados esta terça-feira, 31 de Outubro, pelo Eurostat, apontam para que a pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE) diminua, já que a inflação volta a afastar-se da meta de 2% fixada pela autoridade monetária.

Ainda na semana passada a entidade liderada por Mario Draghi anunciou o início da redução de estímulos económicos, tendo revelado que a partir de Janeiro vai reduzir para metade o programa de compra de activos de 60 mil milhões de euros por mês para 30 mil milhões. Ainda assim, o programa será prolongado até Setembro, quando a data prevista para o seu fim era Março.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub