Conjuntura Inflação sobe para 1,4% em Setembro

Inflação sobe para 1,4% em Setembro

O crescimento dos preços em Portugal acelerou de 1,1% em Agosto para 1,4% em Setembro, impulsionado sobretudo pelos transportes.
Inflação sobe para 1,4% em Setembro
Bruno Simão/Negócios
Rita Faria 12 de outubro de 2017 às 11:28

A taxa de inflação em Portugal subiu de 1,1%, em Agosto, para 1,4%, em Setembro, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, 12 de Outubro.

 

A inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, fixou-se em 1,3%, uma taxa idêntica à do mês anterior.

 

A subida de 1,4% dos preços em Setembro – relativamente ao mesmo mês do ano passado – foi motivada sobretudo pelos transportes e produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, com subidas de 2,6% e 1,1%, respectivamente. Em sentido contrário, destaca-se o vestuário e calçado com uma descida de 3,4%.   

 

Em termos mensais, o índice de preços no consumidor aumentou 0,9% em Setembro face a Agosto, depois da evolução nula registada nesse mês.

 

Nesta comparação, também foram os transportes e produtos alimentares que deram o maior contributo à evolução do índice, enquanto a classe que travou um maior aumento foi a do lazer, recreação e cultura. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub