Conjuntura Inflação baixa para 0,6% em Setembro

Inflação baixa para 0,6% em Setembro

A inflação homóloga desacelerou em Setembro face ao mês anterior. Em termos mensais os preços aceleraram devido ao fim da época de saldos, destaca o Instituto Nacional de Estatística.
Inflação baixa para 0,6% em Setembro
Bloomberg
Negócios 12 de Outubro de 2016 às 11:47

Os preços subiram 0,6% durante Setembro face o mesmo período de 2015, adiantou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Os produtos alimentares não transformados continuaram a aumentar, ao passo que os produtos energéticos mantiveram a trajectória descendente.

 

Segundo o destaque divulgado pelo INE, "a taxa de variação homóloga do índice de preços ao consumidor (IPC) passou de 0,7% em Agosto para 0,6% em Setembro de 2016".

Os produtos alimentares não transformados cresceram 2,4%, um valor bem acima da média mas que, ainda assim, é mais baixo do que a aceleração registada em Agosto (de 4,1%). Em sentido contrário, os produtos energéticos encolheram 0,8% em termos homólogos, contra -2,7% em Agosto. 

 

Já em termos mensais, a variação dos preços fixou-se nos 0,7%, uma marca que também dá conta de uma desaceleração da inflação. As classes de produtos que mais contribuíram para esta variação mensal foram o vestuário e calçado (mais 22,1%), devido ao final dos saldos e a introdução de novas colecções para o período do Outono/Inverno.

Em sentido contrário, o maior contributo negativo veio dos transportes (-2,3%). 





A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 3 semanas


PS . BE . PCP são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos FP & CGA.

comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas


PS . BE . PCP são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos FP & CGA.

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub