Conjuntura Investidores da Zona Euro recuperam do efeito Brexit

Investidores da Zona Euro recuperam do efeito Brexit

A percepção nos 18 Estados-membros da moeda única é de que o choque causado pela anunciada saída do Reino Unido da União Europeia ficou para trás. Os investidores acreditam numa retoma "moderada" do Velho Continente.
Investidores da Zona Euro recuperam do efeito Brexit
Reuters
Paulo Zacarias Gomes 10 de Outubro de 2016 às 10:21

O sentimento dos investidores da Zona Euro melhorou em Outubro para o melhor valor desde a decisão do Reino Unido abandonar a União Europeia, tomada no referendo de 23 de Junho, sinalizando que o efeito de incerteza associado a esta desvinculação está a ser ultrapassado.


De acordo com o grupo de pesquisa alemão Sentix, o índice com o mesmo nome (que inquire mil investidores) subiu em Outubro para 8,5 - um máximo de Dezembro de 2015 -, contra os 5,6 registados em Setembro e acima dos 6,3 esperados pelos analistas sondados pela Reuters.


"De acordo com os investidores a economia da Zona Euro superaram o choque induzido pelo Brexit. (…) No entanto, a economia permanece apenas num caminho de recuperação moderada", refere um comunicado do Sentix citado pela Reuters.


Os investidores estão mais optimistas em relação à economia mundial – onde esperam que o caminho de recuperação moderada continue – e também em relação à economia alemã, o motor económico da Europa e da Zona Euro, onde o índice disparou de 19,5 em Setembro para 27,7 em Outubro.


"Nos meses recentes, os índices Sentix têm indicado que a economia alemã está a ter um desempenho forte", refere o texto do inquérito.

Na semana passada, os dados conhecidos de encomendas à indústria e de produção industrial também indicavam uma boa performance da economia germânica.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas


PS . BE . PCP são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos FP & CGA.

pub
pub
pub
pub