Orçamento do Estado Investimento público vai crescer 22% em 2017

Investimento público vai crescer 22% em 2017

O ministro do Planeamento sublinha o crescimento desta rubrica em 750 milhões de euros no próximo ano, com prioridade para obras de proximidade em escolas e hospitais e na ferrovia.
Investimento público vai crescer 22% em 2017
Bruno Simão/Negócios
Maria João Babo 18 de Outubro de 2016 às 12:04

O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques (na foto), garantiu esta terça-feira, 18 de Outubro, que o investimento público vai aumentar no próximo ano em 750 milhões de euros face à execução estimada em 2016.

 

Na apresentação do orçamento do seu ministério, o responsável sublinhou tratar-se de um crescimento de 21,8%, de 3,4 para 4,2 mil milhões de euros.

 

Pedro Marques salientou que o objectivo do Orçamento do Estado para 2017 é que mil milhões de investimento da administração pública sejam alavancados pelo programa de fundos comunitários Portugal 2020.

 

A aposta, disse, será no investimento público de proximidade, nomeadamente no sector da educação e saúde, e no reforço do investimento público na valorização do território.

 

Do valor do investimento público previsto, 56% serão da responsabilidade da administração central, 12% da administração regional e 32% da local.

 

Pedro Marques referiu ainda o avanço dos investimentos na ferrovia, que serão em 2017 o dobro dos realizados em 2016, num total de 200 milhões de euros.

 

No próximo ano disse que haverá obras nas linhas do Norte, Douro e Minho e nos corredores internacionais norte e sul.

 

Em 2017 seria ainda dada continuidade ao programa de modernização dos comboios Alfa Pendular, 10 unidades entre 2016 e 2019.




A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 3 semanas

Costa sabe-a toda!
Em 2016 trava a fundo o investimento público e os os apoios comunitários.
Em 2017 com o apoio das autarquias que vão investir mais em ano de eleições decide também aumentar o investimento público em 22% e apoiar ao máximo a execução dos fundos comunitários... vamos ver se com isto tudo conseguimos crescer pelo menos 2%!

comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

MAIS AZIA PARA O DIABO CARECA.

João G Há 3 semanas

Ora...22% de quase zero dá...quase zero! Boa! Veja-se como se pode brincar com os números: se o investimento tivesse sido, por exemplo, 20 Milhões, 20% a mais daria 24,4 Milhões...

Pedro Há 3 semanas

Curioso: aqui o investimento vai subir face`à execução; na educacao ja comparam com o orçamento anterior. Tudo sobe ou desce conforme o gosto do fregues. Este governo compara alhos com bugalhos desde que sirva para fazer propaganda...

Anónimo Há 3 semanas

Crescer 22% sobre uma base proxima do zero é facil. Estamos a ser governados por vendedores da banha da cobra. Eles que digam qual foi a variação de 2015 para 2016 mas isso não interessa divulgar...

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub