Ásia Japão com maior sequência de crescimento económico numa década

Japão com maior sequência de crescimento económico numa década

A economia nipónica cresceu 2,2% no primeiro trimestre do ano face ao mesmo período de 2016, o que representa o quinto trimestre de crescimento. É a maior sequência de crescimentos em mais de 10 anos.
Japão com maior sequência de crescimento económico numa década
Negócios 18 de maio de 2017 às 10:56

O produto interno bruto (PIB) do Japão cresceu 2,2% nos primeiros três meses do ano de 2017 quando comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados oficiais publicados esta quinta-feira, 18 de Maio. Este valor fica acima da estimativa dos analistas consultados pela Bloomberg, que previam um crescimento de 1,7%.

A expansão económica registada até ao final de Março marca o quinto trimestre consecutivo de crescimento económico. Desde 2006 que a economia nipónica não tinha tantos trimestres consecutivos de expansão.

Durante aquele período, o consumo privado avançou 0,4% face aos três meses anteriores e os gastos das empresas cresceram 0,2%. As exportações líquidas acrescentaram 0,1 pontos percentuais ao PIB, de acordo com a Bloomberg.

O Financial Times (FT) acrescenta que estes dados económicos sugerem que o desemprego vai continuar a cair. Além disso, o crescimento sustentado indicia que a economia japonesa voltar a estar dinâmica, após uma subida dos impostos sobre o consumo em 2014.

O crescimento do PIB no primeiro trimestre permite um aumento das expectativas que a meta de 2% da inflação possa ser atingida.

Masamichi Adachi, economista do JPMorgan em Tóquio, disse ao FT que este valor do PIB "está basicamente em linha com as nossas expectativas". "O lado real da economia está bom mas o lado nominal está vulnerável". "Há um braço de ferro entre, por um lado, a atracção do crescimento e, por outro, a mentalidade deflacionária das famílias e das empresas".




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Mr.Tuga 18.05.2017

Graças claro ao anTOINE Tosta e aos xuxas geringonços....