Economia João Galamba diz que “dificilmente” haverá aumentos na Função Pública no próximo ano

João Galamba diz que “dificilmente” haverá aumentos na Função Pública no próximo ano

Em entrevista à TSF, o deputado do PS defendeu que, se for possível, deve haver aumentos na Função Pública em 2019. No entanto, acredita que "dificilmente" acontecerá.
João Galamba diz que “dificilmente” haverá aumentos na Função Pública no próximo ano
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 27 de janeiro de 2018 às 12:30

João Galamba, deputado do Partido Socialista, considera que a Função Pública "dificilmente" terá aumentos salariais no próximo ano. No entanto, se for possível, "esses aumentos devem existir", defendeu em entrevista à TSF.

O porta-voz do PS refere que os aumentos "é algo que terá de ser avaliado" tendo em conta a evolução da economia portuguesa. "Mas temos de perceber que 2016 foi o ano do fim dos cortes salariais na Função Pública e também teve impacto em 2017, 2018 e 2019 serão anos em que o descongelamento das carreiras irá produzir efeito", explicou.

Tendo em conta este cenário, acrescenta, "diria que dificilmente poderá haver em cima disto aumentos salariais em 2019. Mas é uma questão de se avaliar, fazer as contas e ver se é ou não possível. Se for possível, esses aumentos devem existir", afirmou, em declarações à TSF.

João Galamba antecipa que os funcionários do Estado "compreenderão" que muito já foi feito e que não é possível colocar em risco os passos que foram dados. "É melhor que sejam passos curtos e mais lentos do que acelerados e depois tenha de se voltar atrás", resumiu, em declarações proferidas no programa A Vida do Dinheiro.

Na mesma entrevista, o deputado socialista elogiou o crescimento da economia portuguesa que, contrariamente ao que se tem dito, não se resume ao turismo. João Galamba refere a evolução da indústria e das exportações e a melhoria ao nível do emprego para salientar que a evolução é "sustentável". 




pub