Política João Soares lembra “coragem, determinação e audácia” do pai

João Soares lembra “coragem, determinação e audácia” do pai

O filho de Mário Soares fez uma intervenção emocionada na cerimónia fúnebre do ex-Presidente da República, em que lembrou os tempos difíceis de prisão, deportação e exílio, e recordou a “força de ânimo” que sempre exibiu, mesmo perante as dificuldades.
João Soares lembra “coragem, determinação e audácia” do pai
Miguel Baltazar
Bruno Simões 10 de janeiro de 2017 às 13:32

João Soares recordou o exemplo do pai e a força de carácter que Mário Soares sempre demonstrou, mesmo quando esteve preso e exilado em França, sem "nunca perder a sua firme e digna alegria de viver". "Afirmou-se como uma das grandes figuras do Portugal democrático, e por mérito da sua intervenção cívica constante ganhou um lugar entre as grandes figuras da Europa da segunda metade do século passado", afirmou.

 

João Soares, que chegou a ser ministro de António Costa no actual Governo, recordou as idas às prisões do Aljube e de Caxias, onde Mário Soares esteve detido por 13 vezes, de forma "arbitrária". O filho diz que aprendeu com a mãe, Maria Barroso (falecida no ano passado) e "com ele que não se chorava à frente dos pides", mas contou um episódio em que não conseguiu conter o choro, precisamente quando o pai foi deportado para São Tomé.

 

O filho disse que a fibra de Mário Soares se ficou a dever à "coragem, determinação e audácia" que exibiu "durante os anos de ditadura". "É bom não esquecer: ele viveu com os seus 92 anos, feitos há pouco, mais tempo em ditadura do que em liberdade. E viveu com capacidade de resistência e coragem excepcionais".

 




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
JARANES 11.01.2017

O VERDADEIRO SOCIALISMO
Ficamos a saber pela voz da filha de Mário Soares que este tinha por hábito deslocar-se a França, levando com ele desvalidos das zonas pobres de Lisboa e levava-os a almoçar e jantar nos restaurantes chiques de Paris e fulaneava com eles pelo Cartier Latin.
Tudo muito chique e muito socialista.

eduardo.santos 10.01.2017

Então ........................... o pai dele não era o declamador e poeta ?

Anónimo 10.01.2017


A ladroagem de esquerda

AS CLASSES SOCIAIS EM PORTUGAL:

1. Burguesia = Os Patrões

2. Nobreza = Os Ladrões FP / CGA

3. Povo = Os Trabalhadores e Pensionistas do privado (que são tratados como escravos e roubados para sustentar as 2 classes privilegiadas)

pub
pub
pub
pub