Economia Juros de mora por dívidas ao Estado voltam a descer este ano  

Juros de mora por dívidas ao Estado voltam a descer este ano  

2018 será o sexto ano consecutivo de descida dos juros cobrados pelas dívidas ao Estado.  
Juros de mora por dívidas ao Estado voltam a descer este ano   
Russell Boyce/Reuters
Sara Antunes 04 de janeiro de 2018 às 11:15

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) já publicou a taxa de juro que será cobrada este ano por dívidas ao Estado, tendo decretado uma redução. Este será o sexto ano consecutivo de descida dos juros.

 

Assim, a taxa de juros de mora aplicáveis às dívidas ao Estado e a outras entidades públicas será de 4,857%, o que compara com os 4,966% cobrados no ano transacto. Este será o sexto ano consecutivo de descida desta taxa. A última vez que os juros de mora ao Estado aumentaram foi em 2012, ano em que subiu para os 7,007%. Desde então tem vindo sempre a recuar, num período em que os juros nos mercados também têm vindo a descer.

 

Tendo em conta o valor dos juros, que tem efeitos desde 1 de Janeiro, uma pessoa que tenha uma dívida de 1.000 euros ao Estado, terá um custo adicional de 48,57 euros devido aos juros de mora.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
pub